Mês da Reciclagem

Loja-conceito de O Boticário aceitará apenas embalagens vazias como pagamento

Durante três dias, consumidores poderão trocar embalagens de qualquer marca de cosmético por itens exclusivos, como prancha de Medina ou fone de ouvido do Alok

Loja-conceito de O Boticário em São Paulo
Foto: Divulgação/ O Boticário

São Paulo - Em uma iniciativa inédita, O Boticário lança a BotiRecicla Store — a primeira loja do mundo onde embalagens vazias de cosméticos se transformam em moeda de troca. Com foco na sustentabilidade, a loja reflete esse compromisso em cada detalhe: da arquitetura e escolha dos materiais aos produtos disponíveis.

A BotiRecicla Store acontece no mês em que se celebra o Dia Internacional da Reciclagem e estará aberta exclusivamente nos dias 23, 24 e 25 de maio, na loja conceito de Pinheiros. Dentro da loja, uma balança high-tech será capaz de reconhecer o peso das embalagens que cada pessoa coloca nela, liberando automaticamente os créditos para serem usados na hora. Além disso, a balança também calcula quanto de CO2 foi economizado para o planeta a cada participação. 

Consumidores poderão trocar embalagens vazias de qualquer marca de cosméticos por itens exclusivos. A prancha de surf do medalhista olímpico Gabriel Medina, por exemplo, ou um fone de ouvido do DJ e produtor musical Alok. Cada produto icônico terá um valor diferente, começando a partir de 700 gramas de embalagens vazias.

Além disso, outros produtos de Boti e experiências podem ser adquiridos. Um dos destaques é o corte de cabelo com especialistas da marca TRUSS, em que os fios serão destinados para o projeto Fiotrar, uma iniciativa apoiada pela Fundação Grupo Boticário, a favor da conservação do ambiente marinho.

Durante o período da ação, a flagship de Pinheiros estará totalmente dedicada à experiência, sem a comercialização de outros produtos da marca.

Campanha revela produtos exclusivos

No último sábado (17), Dia Mundial da Reciclagem, a marca publicou um teaser provocativo. A flagship da marca foi envelopada e “fechada”, despertando a curiosidade do público com a mensagem: “Não estamos fechando. Estamos reciclando. Aguardem”.

E, nesta segunda-feira (19), O Boticário lançou o primeiro filme da ação, que revela um dos produtos icônicos que estará na loja: uma prancha profissional do Medina.

No filme é apresentado uma pirâmide cenográfica formada exclusivamente por embalagens vazias de cosméticos. Cada frasco empilhado individualmente, mostra o valor dos materiais recicláveis. No final, vemos a quantidade de embalagens necessárias para “comprar” a prancha do Medina e um convite para visitar a loja. Durante esta semana, mais filmes e produtos serão revelados.

Cenografia sustentável

Com assinatura do arquiteto e designer Guto Requena, a Boti Recicla Store foi pensada para ser totalmente sustentável e todo o material utilizado na execução dela será reaproveitado em iniciativas relacionadas à sustentabilidade.

“O Boti Recicla Store é um convite para que os consumidores participem ativamente de um movimento de transformação. Ao trocar embalagens pós consumo vazias de cosméticos por produtos icônicos, reforçamos nosso compromisso com a beleza que se preocupa com o futuro — incentivando o descarte consciente e mostrando que pequenas atitudes geram grandes impactos. Sustentabilidade sempre foi um valor essencial para O Boticário, e seguimos investindo em iniciativas que unem inovação, engajamento e responsabilidade ambiental”, afirma Carolina Carrasco, Diretora Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

Boti Recicla

A iniciativa está ligada ao Boti Recicla, o maior programa de logística reversa no varejo de beleza do Brasil em pontos de coleta. Criado em 2006, o programa já conta com mais de 4 mil pontos de coleta nas lojas de todo o país e todas as embalagens vazias de cosméticos devolvidas por consumidores e revendedores são encaminhadas para 15 destinatários, em sua maioria cooperativas de reciclagem, que realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.