Os sócios da cachaça mineira João Andante lançam nesta semana, durante a Expocachaça, em Belo Horizonte (MG), a marca O Andante. O novo nome vai substituir a João Andante, que comercializa as últimas unidades, depois de a empresa perder um processo para a gigante Diageo, holding dona da marca Johnnie Walker. Este ano, a feira de negócios será realizada entre os dias 22 e 25/05, no Expominas.
A história da João Andante começou como brincadeira de amigos adolescentes em 2008. A proposta inicial era associar a pinga às características de um mineiro do sertão e de um caixeiro viajante.
Os sócios escolheram, então, a figura icônica do matuto Jeca-Tatu, um dos personagens criados pelo escritor Monteiro Lobato, e o andarilho Juquinha, um morador da Serra do Cipó que ficou famoso na região por distribuir flores para os visitantes. “Noa inspiramos nos dois perfis para remeter à mineiridade, característica principal do nosso produto”, explica Mateus Lana, um dos fundadores da empresa.
A cachaça João Andante ficou famosa em todo o País, por conta de uma ação judicial da gigante Diageo, que acusou a cachaça mineira de plágio (Veja aqui).
Com a fama conquistada inesperadamente, os jovens não perderam a oportunidade e profissionalizaram a gestão dos processos internos da empresa e do produto, melhorando ainda mais a qualidade e apresentação ao mercado.
A nova marca, “O Andante”, hoje é produzida e envelhecida em tonéis de carvalho e amburana. A empresa irá produzir inicialmente dez mil garrafas mês, com investimentos de cerca de R$ 1,5 milhão.
A João Andante estará na feira com produtos para venda e degustação. Garrafas de 250ml e minigarrafas de 50ml estarão à disposição dos visitantes. A Pão de Queijaria será uma das parceiras da cachaça mineira no evento.
A João Andante ainda reservou uma novidade, no estande haverá um mixologista que utilizará o aguardente para a elaboração de drinques especiais e exclusivos, feitos na hora para os visitantes.
A Expocachaça
A Expocachaça é considerada a vitrina mundial da cachaça. Na 24ª edição, o evento conta com exposição de produtores, festivais, negócios, diversão, cultura, entretenimento, gastronomia e lazer.
Toda a cadeia produtiva do agronegócio do segmento da cachaça estará reunido, assim como as micro e pequenas empresas, associações, sindicatos e diversas entidades do setor.
Será disponibilizado um palco para shows e um espaço Bier Show da cerveja artesanal. Haverá concurso de coquetelaria, Espaço da Caipirinha e muitas outras atrações.