Começou ontem (10/1), no Jacob K. Javits Convention Center em Nova York, a 99ª edição da NRF – National Retail Federation, a convenção anual prestigiada pela indústria e pelo varejo do mundo todo, considerada atualmente o grande encontro mundial de consumo. Em 2010 o tema da NRF é Oportunidade e deverão ser debatidos temas como: sustentabilidade, liderança, as mudanças de comportamento e transparência.

Um breve passeio pelas lojas de NY ajuda a exemplificar o que deve ser uma das maiores questões da NRF – os efeitos da crise na análise de Valor. A crise pressionou os preços para baixo para fazer as pessoas continuarem comprando. Ou seja, os consumidores passaram a receber mais pelo dinheiro disponível. Lojas como Topshop e Uniqlo, ambas com produtos de ótima qualidade e preço acessível estão lotadas e todos saindo carregados de sacolas.
Diante deste cenário, que coloca a excelência operacional em destaque para tornar viavel a entrega de qualidade a preços acessiveis, fica a pergunta – o que acontece com o comportamento de consumo das pessoas? Qual será o conceito de Valor diante dessas mudanças? Quais as dicas dos varejistas que conseguiram tirar proveito da crise para reinventar seus negocios e crescer em tempos difíceis?
O Brasil está no evento com uma delegação importante, em torno de 900 executivos, a maior parte em grupos que conciliam o evento com visitas ao varejo.
Além da presença na platéia os brasileiros participam dos diversos paineis da NRF.
Ontem (10/10), o case Magazine Luiza foi aplaudido duas vezes durante a apresentação de Frederico Trajano, que conseguiu brilhar mais do que o da Best Buy, marca que foi a estrela da NRF 2009. A audiência ficou encantada com a Liquidação da Madrugada, ação realizada anualmente em janeiro e com a abertura de 50 lojas simultaneamente.
Hoje, Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Serrentino da Consultoria GS&MD apresentam o estudo Neoconsumidor.

Amanhã (12/01) Beth Furtado apresentará Global Desires baseada no livro Desejos Contemporâneos, por ela escrito em 2008. Global Desires terá também Alexandre Costa – CEO da Cacau Show contando o case da empresa brasileira.
Na abertura deste domingo já fiocu claro sobre quais os temas nos quais a NRF aposta para aumentar a confiança do consumidor em 2.010: diferenciação de produto, experiências de compra sedutoras, ampliação de conexão por meio de análise de comportamentos de compras, sustentabilidade – não apenas como causa mas como meio de racionalização de recursos e melhor compreensão das novas mídias sociais para conexão mais precisa.
O fato é que as pessoas mudaram. O varejo e a indústria precisam mudar também e entender que precisam fazer novas perguntas.
NRF 2010 reúne varejo mundial até amanhã em Nova York.