Experiência de Marca

NRF 2012 quer ampliar participação de microempresários

Dezenas de milhares de executivos participaram da NRF, sigla da feira realizada pela National Retail Federation, espécie de federação do comércio americana.

Dezenas de milhares de executivos participaram da NRF, sigla da feira realizada pela National Retail Federation, espécie de federação do comércio americana. É lá que este segmento tem contato com as tendências deste setor para o ano que começa. Há três anos Promoview acompanha este evento. Em 2011 a maior delegação presente foi a brasileira, resultado do momento econômico favorável por aqui. A edição de 2012 aconteceu entre 15 e 18/01, no Jacob K. Javits Convention Center.

Veja o que foi dito no evento em 2011 aqui.

Fachada do Jacob K. Javits Convention Center em NY.

Como novidade desta 101ª edição apareceu a preocupação da NRF em atrair microempresários e isto fica visível nos textos de chamada aplicados ao site do evento. A organização reconhece que o espaço, holofotes e microfones, tradicionalmente priorizados para os grandes devem ser direcionados para os menores, reconhecendo que “mais de 95% dos varejistas nos Estados Unidos operam apenas um local”.

Empresas como a Dell já perceberam isso. A gigante de computadores patrocina o Dia dos Independentes, que este ano ocorreu em 16/01, com programação especificamente para esses varejistas independentes, com participação gratuita.

Dave Ratner, proprietário da Soda Dave & City Pet em Agawam, Massachussets, é um pequeno varejista que participa do “Big Show” e considera o acontecimento como uma oportunidade de grande aprendizado.

“Um erro de muitos empresários de pequeno porte é pensar que o NRF é apenas para os grandes, mas a NRF faz um trabalho realmente bom para nós que somos pequenos”, disse Ratner. “No ano passado, fui a sessões diferentes e aprendi a afinar algumas ideias, inclusive no meu negócio. E não só isso, andar no chão da feira é uma experiência excelente porque encontramos muitas ferramentas de gestão e marketing voltadas para as pequenas empresas também”.

Gilberto Strunck, especialista brasileiro que esteve presente no evento de 2011 não se mostrou tão entusiasmado como o comerciante americano. Veja as impressões dele sobre o evento aqui.

Para mais informações sobre Retail Big Show,  visite o site.