Dezenas de milhares de executivos participaram da NRF, sigla da feira realizada pela National Retail Federation, espécie de federação do comércio americana. É lá que este segmento tem contato com as tendências deste setor para o ano que começa. Há três anos Promoview acompanha este evento. Em 2011 a maior delegação presente foi a brasileira, resultado do momento econômico favorável por aqui. A edição de 2012 aconteceu entre 15 e 18/01, no Jacob K. Javits Convention Center.
Veja o que foi dito no evento em 2011 aqui.
Como novidade desta 101ª edição apareceu a preocupação da NRF em atrair microempresários e isto fica visível nos textos de chamada aplicados ao site do evento. A organização reconhece que o espaço, holofotes e microfones, tradicionalmente priorizados para os grandes devem ser direcionados para os menores, reconhecendo que “mais de 95% dos varejistas nos Estados Unidos operam apenas um local”.
Empresas como a Dell já perceberam isso. A gigante de computadores patrocina o Dia dos Independentes, que este ano ocorreu em 16/01, com programação especificamente para esses varejistas independentes, com participação gratuita.
Dave Ratner, proprietário da Soda Dave & City Pet em Agawam, Massachussets, é um pequeno varejista que participa do “Big Show” e considera o acontecimento como uma oportunidade de grande aprendizado.
“Um erro de muitos empresários de pequeno porte é pensar que o NRF é apenas para os grandes, mas a NRF faz um trabalho realmente bom para nós que somos pequenos”, disse Ratner. “No ano passado, fui a sessões diferentes e aprendi a afinar algumas ideias, inclusive no meu negócio. E não só isso, andar no chão da feira é uma experiência excelente porque encontramos muitas ferramentas de gestão e marketing voltadas para as pequenas empresas também”.
Gilberto Strunck, especialista brasileiro que esteve presente no evento de 2011 não se mostrou tão entusiasmado como o comerciante americano. Veja as impressões dele sobre o evento aqui.
Para mais informações sobre Retail Big Show, visite o site.