Experiência de Marca

Nossos olhos-eventos

O que todo mundo vê como simples papel de bala no chão eu já vi como base para forjar uma nova escultura brilhante que quebrou horas antes do evento e que, misturada com gesso e cola, retirou a inspiradora frase do cliente: Muito melhor que no desenho.

Quando comecei a trabalhar com criação, li uma frase que nunca mais me saiu da cabeça: O CRIATIVO ENXERGA COM OLHOS QUE VEEM O QUE NINGUÉM VÊ.

Não lembro quem escreveu ou se foi eu mesmo que a criei para justificar algumas de minhas loucuras, mas o fato é que a frase virou lema e quando li o belo texto do meu conterrâneo Otto Lara Rezende, Ver Vendo, me dei conta de que é realmente o olhar que faz toda diferença nas ideias dos criativos.

O que todo mundo vê como simples papel de bala no chão eu já vi como base para forjar uma nova escultura brilhante que quebrou horas antes do evento e que, misturada com gesso e cola, retirou a inspiradora frase do cliente: Muito melhor que no desenho.

Assim, uma lona de caminhão virou fundo de palco emergencial, uma caixa de virar cimento, um banner, uma pedra guardou o brinde, o bondinho a logo voador do cliente, um pônei, o bonitinho cavalinho do motor de um carro, uma ovelha, uma nuvem e por aí vai…

Freud ou Lacan talvez explicassem melhor nossas cabeças, mas aí talvez nossos olhos-sonhos ficariam normais. Quem sabe veriam só o óbvio, ou de tanto olhar, não veriam mais nada, como a gente se acostuma a não ver os detalhes nos caminhos e lugares pelos quais normalmente passamos, ou as pessoas, amigos, amores, filhos, pais e pares, que de tanto vermos, não enxergamos mais, a não ser quando não mais os vemos.

São os olhos, sim senhor, nossa tela master que a criatividade embota e metamorfoseia para que vejamos as dimensões infinitas que só os sonhos de criança, a fumaça inebriante onde alguns se escondem ou o copo de cerveja sem exagero, nos bares da vida, em papos descompromissados com os amigos, moldam ideias inovadoras e viajantes, que mais tarde, sob a luz da razão e da pertinência, emolduram telas-eventos que ficam na história de gente, marcas e empresas.

E vamos nós, olhando o mundo e vendo coisas que ninguém vê, criando e sonhando, às vezes acordados, porque a melhor constatação que se tem é a de que o mundo é nosso melhor evento, as pessoas, as melhores personagens e a história, bem a história, a história é a vida de cada um que, se bem vivida, deixará marcas nos olhos de outras pessoas e, quem sabe, virem novos eventos.