O ano vai acabando e a gente vai percebendo, depois de tanto desabafo, ante um mercado em transição, por conta de uma nova realidade iniciada com a migração do investimento dos clientes que, definitivamente, levaram sua verba da Publicidade e Propaganda, antes únicas ferramentas de Comunicação, para o vasto escopo do Marketing Promocional e outras ferramentas de Comunicação, que, se tudo mudou por um lado, por outro, nada mudou.
A migração da verba não veio acompanhada da visão da importância estratégica do Marketing Promocional. Ao contrário, acostumados a nos tratarem como “fornecedores de luxo”, aproveitaram para ganhar dinheiro com a gente se valendo de inexplicáveis atitudes de Compras e Suprimentos e fazendo concorrências cada vez mais insanas (já mostradas em outros textos aqui).
Profissionais juniores ou mesmo desqualificados e/ou despreparados assumiram a relação, negociação, contato e a decisão de assuntos de Marketing com inacreditáveis textos (em briefings ou discurso mesmo) mostrando todo seu desconhecimento e, não raro, empáfia e presunção na relação com os profissionais de Marketing Promocional e de Comunicação em geral (atitude normal, infelizmente, de quem tem o “pequeno poder”, mas não a grande sensatez, coisa que, normalmente, se consegue com o tempo de trabalho).
A gente abriu a boca em causa própria, mas, convenhamos, o que nós, por nosso lado, estamos fazendo?
Nossos profissionais estão preparados para agir e responder à altura a esses “pseudo conhecedores de Marketing”? Sua Agência qualifica o criativo, o planner (sua empresa tem Planejamento?), o atendimento, o produtor de forma a embasá-los para, com firmeza, dizerem, por exemplo: não! Isso seria prejudicial à sua empresa e à minha Agência, por conta disso e daquilo. Nossa opção para atendê-lo, respondendo ao que precisa é… Fala aí???
Quantas palestras, workshops, treinamentos, qualificações, material de leitura ou mesmo bate-papo (ou reunião, que se seja) informal você teve este ano de forma também a antená-lo com o mercado, suas tendências, opções, variantes, novidades, etc?
Considerando, em especial, que não temos, de verdade, Universidades preparando profissionais dentro do escopo da Comunicação 360 que emerge forte e abrangente no mundo das Agências no Branded, de Comunicação Integrada, de Ideias ou de Comunicação Total mesmo (quem se atreve a se autointitular Agência de Publicidade e Propaganda, de Eventos, Promo etc. sem com isso assumir uma especialidade que pode quebrá-la?), com leituras diversas, mas convergentes em relação a uma única realidade: O cliente não sabe mais o que precisa. Continua sabendo o que quer, mas, ante a variedade de opções de comunicação e mídias e a desqualificação de sua ponta, nós é que temos que mostrar o menu daquilo que melhor atende a suas pretensões de Comunicação, com a firmeza e autoridade de quem sabe o que fazer.
Se as respostas aos questionamentos acima o deixaram preocupados ou mesmo o levaram a refletir sobre o seu trabalho, ótimo. 2012 traz uma boa oportunidade de mudança de postura.
Vem aí o Anuário de Marketing Promocional, a virada de valor da Ampro, uma proposta de regulamentação do setor, caminho já andado, ainda que com passos tímidos, sem a necessidade de se criar novas associações paralelas para enfraquecer nossas Agências, cursos e workshops de gente que sabe o que diz.
Quem sabe, você não chama profissionais do mercado, ou seus mesmo (sim, por que não?), para encontros de troca de experiência para crescer na sua Agência ou grupo de Agências. Isso, vamos fazer uma movimentação de encontro, porque só unidos e fortes e que poderemos ocupar nosso espaço de verdade.
O PROMOCITÁRIOS era um sonho que ganhou espaço e voz, mas não é meu, é seu. Muitos de meus textos vêm de conversas e desabafos de amigos, assim surgiu o Produtores Promoview, que nasceu de uma dessas salutares conversas, num bar, entre copos de chopp e sorrisos.
Podemos reclamar de tudo e de todos, mas precisamos pensar se os nossos clientes não nos entendem porque realmente são despreparados ou porque nós mesmos não nos entendemos ou não sabemos (ou não temos coragem, formação ou informação) de dar respostas sem medo de que sejam ilações de quem também não sabe o que é Marketing Promocional ou Comunicação Integrada.
Vem aí um feliz ano novo pra gente. Eu sei, você sabe, até o cliente sabe. Mas não custa nada a gente dizer isso pra ele com a autoridade de que sabe ativar uma marca, tornando-a de tal modo percebida que a compra de seu produto ou serviço é um resultado tangível. Que tal ativar nossa marca e vender os nossos serviços?