Em reunião no dia 13/02, na região central de São Paulo, o “Visit Norway”, escritório de turismo da Noruega, realizou o lançamento oficial do destino no Brasil.
Desde novembro eles possuem representação direta no País, numa estratégia de aumentar a participação do mercado brasileiro. Somente para este ano a previsão de investimentos chega a US$ 300 mil, aplicados em ações promocionais e campanhas de marketing.
Per Holte, diretor de turismo da Ásia e Brasil, afirma que após a crise econômica de muitas nações europeias, como Itália e Espanha, foi preciso ir em busca de novos consumidores. A saída encontrada foi a entrada em países com potencial financeiro em ascensão, ou seja, os famosos emergentes.
“Nos últimos anos perdemos muito market share na Alemanha, por exemplo. A solução está sendo investir em novos mercados, como Índia, China, e Brasil, que vivem um momento de plena expansão econômica e de aquecimento do consumo”, explica Holte.
O representante também detalha que este trabalho de divulgação no Brasil é uma iniciativa conjunta de empresas privadas, mas que possui contribuição do governo norueguês.
“No total são 12 empresas que participam dessas ações no Brasil, numa parceria entre hotéis, conventions bureaux, DMCs, e do próprio governo da Noruega. Esta entrada no mercado brasileiro é um momento de descoberta e experimentação, e conforme a reação dos turistas e dos resultados obtidos, a tendência é ampliar os investimentos e as promoções no País”, prevê Holte.
Foram escolhidos quatro nichos turísticos para serem explorados nesta etapa de apresentação do país nórdico: ecoaventura, aproveitando as variadas paisagens naturais, extreme sports, aos que gostam de praticar esportes de aventura, histórico, voltado para explorar aspectos culturais da civilização viking, e roteiros de românticos, principalmente para casais em lua de mel.
O projeto de promoção no País abrange a divulgação por meio das redes sociais, e o lançamento do site do destino em português, previsto para abril. Também está confirmada a participação em grandes feiras do setor como a WTM-LA (World Travel Market Latin America), a Adventure Sports Fair, Abav e o Festival do Turismo de Gramado.
A Noruega recebe anualmente de 3,5 milhões a quatro milhões de turistas, vindos principalmente da Suíça, Dinamarca e Reino Unido. No ano passado os brasileiros responderam por 35 mil pernoites no país nórdico.