Inspirado pela alegria da Oktoberfest, o artista visual argentino Osvaldo Gemma criou uma série de dez ilustrações digitais. Seis delas já podem ser conferidas no Norte Shopping, na exposição Oktober Pop.
O artista da cidade de Mendoza, que vive em Blumenau há oito anos, conta que a série de ilustrações expressa o que ele sentiu ao vivenciar a Oktoberfest, além de ser uma forma de homenagear a cidade que o recebeu tão bem.
Ilustração: Osvaldo Gemma.
“É uma visão de fora da festa. Tentei representar o carinho e a alegria do povo, a tradição familiar e o amor pelos costumes germânicos.”, comenta Gemma.
Formado em design gráfico, o artista sempre pintou e recentemente começou a se dedicar às artes visuais. Influenciado por artistas como o americano Jean-Michel Basquiat e a dupla Gustavo e Otávio Pandolfo (Os Gêmeos), ele imprime em suas ilustrações cores fortes e referências do estilo pop naif.
Para conhecer um pouco mais dos trabalhos acesse o site do artista. A exposição Oktober Pop ficará aberta ao público diariamente no Norte Shopping, das 10h às 22h, até o dia 31 de outubro.
História Oktoberfest Blumenau
A Oktoberfest da cidade de Blumenau, se tornou uma das festas mais populares do Brasil e foi inspirada na celebração alemã homônima, que teve origem em 1810 na Cidade de Munique.
Tudo começou em 12 de outubro de 1810, quando o Rei da Baviera, Rei Luis I, casou-se com a Princesa Tereza da Saxônia e para celebrar o matrimonio, organizou uma corrida de cavalos.
A festa passou a ser realizada todos os anos devido ao sucesso manifestado pela participação do povo da região.
A celebração tomou uma nova dimensão em 1840, quando chegou a Munique o primeiro trem transportando visitantes para o evento. A cerveja, proibida desde os primeiros anos, só começaria a ser servida em 1918.
Logo depois, os caricaturistas já retratavam a luta pelos copos cheios de cerveja e pela primeira vez pode-se apreciar nas telas dos cinemas a festa das mil atrações.
Desde 1945 e até hoje, aconteceu ininterruptamente. Atualmente, a Oktoberfest de Munique recebe anualmente um público de quase dez milhões de pessoas. O consumo de cerveja chega a sete milhões de litros.