Experiência de Marca

Non-Violence e Base Brasil lançam projeto Futebol pela Paz

A iniciativa visa arrecadar fundos para a implantação de programas educativos em escolas públicas brasileiras e nas escolas de futebol da Base Brasil por meio da capacitação de professores.

Paixão nacional, o futebol é uma das essências do projeto “Futebol pela Paz” idealizado pela Non-Violence Project Foundation em parceria com a Base Brasil, e que se encontra em etapa de captação de recursos para sua implementação no País.

A iniciativa visa arrecadar fundos para a implantação de programas educativos em escolas públicas brasileiras e nas escolas de futebol da Base Brasil por meio da capacitação de professores.

“Eles serão treinados por técnicos da Non-Violence para estimular as aptidões sociais dos alunos por intermédio da ferramenta do desportyo, de forma que estes poderão aplicar os valores adquiridos, tanto na vida, quanto na prática esportiva, no caso, o futebol”, destaca Markus Schruf, diretor da Base Brasil.

A missão do programa é inspirar, motivar e envolver os jovens em um movimento mundial para reduzir radicalmente a violência e mudar atitudes. Afinal, como o futebol é uma ferramenta de motivação e inclusão social, enquanto uma criança, um jovem estiver com uma bola nos pés, não há chance de ter uma arma nas mãos.

“O objetivo é usar o poder positivo do esporte, especialmente o futebol, para motivar as crianças e os educadores a participarem de um programa de habilidades que já ganhou mais de 70 prestigiados prêmios internacionais”, destaca Jan Hellman, cofundador da Non Violence.

Idealizado para passar pelas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, ou seja: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador, o projeto visa atingir cerca de 1.200 escolas e 800 mil crianças e adolescentes, com idade entre 06 e 18 anos.

 

Em cada uma dessas escolas será distribuído um kit composto pela “The Knotted Gun”, conhecida no Brasil como “Arma atada”, escultura criada em 1980 por Carl F. Reuterswärd em memória a John Lennon, além dos programas educacionais “(10 maneiras como) – se manter longe de problemas, se tornar bem sucedido e construir sua auto-estima”.

 

O “Futebol pela Paz” também inclui a produção e customização de 50 réplicas da “The Knotted Gun”, conhecida no Brasil como “Arma Atada”, escultura criada em 1980 por Carl F. Reuterswärd em memória a John Lennon. Estas réplicas serão entregues a artistas plásticos brasileiros, jogadores de futebol e celebridades para que sejam personalizadas, sendo que, uma das personalidades já confirmadas para a estilização das esculturas é o músico Derrick Green da banda Sepultura. Estas obras serão expostas nas 12 cidades sede da Copa do Mundo.

 

Em 2013 parte destas obras serão leiloadas, já em 2014 será realizado um leilão final, sendo que os recursos serão destinados à implementação dos programas do Non-Violence de incentivo ao futebol em escolas públicas nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014 a também em escolas de futebol da Base Brasil.