As instalações interativas tem se tornado cada vez mais uma ferramenta de marketing promocional. Desta vez foi a Nokia quem criou uma instalação, chamada Nokia Spit Paint. A ação, idealizada pelas agências Wieden+Kennedy, Marvellous e Grey World, foi realizada no evento Nokia World, em Londres.
Como o próprio nome sugere, Spit Paint é uma pintura que se projeta virtualmente numa parede. A diferença de outras ações parecidas é que ela surgiu para promover a interação entre consumidores e smartphones. Sendo assim, quem projeta a tinta na parede é um celular da Nokia.
O aparelho funciona como uma espécie de paint brush interativo. As pessoas podem usar um dos três métodos para obter a “tinta” do Nokia N8 projetada na tela LED. O primeiro, chamado Tap (Torneira) usa o dedo como uma caneta, para tocar o touchscreen do telefone e replicar o movimento na parede. Os outros dois aproveitam o acelerômetro e bússola: é possível, por exemplo, atirar a tinta contra a parede no melhor estilo Pollock ou ainda simular uma zarabatana de paintball, onde o movimento do ar por intermédio do microfone do telefone envia reflexos para a tela.