Mídia

Pesadelo das adversárias, Seleção Feminina de futebol ganha animação pela Nike

“A Lenda da Canarinha” gira em torno de três das nossas jogadoras, mostrando porque nós incomodamos nossas adversárias

Jogar contra a Seleção Brasileira feminina assusta — e assusta muito: tanto que a Nike criou uma nova homenagem às nossas meninas, por meio de uma animação que mostra como nós somos o pesadelo das adversárias no mundo todo.

Batizado “A Lenda da Canarinha”, o pequeno filme tem toda a pegada de uma produção de “terror fofo”, vamos dizer, mostrando as jogadoras Kerolin, Angelina e Gio e como “bichos-papões da bola”. A novidade foi divulgada nos canais oficiais da Nike, que é apoiadora do futebol nacional.

Campanha de Nike para a Seleção é parte de esforço global para atletas jogarem com criatividade

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Imagem: Nike/Reprodução

De Marta, Formiga e Cristiane às três homenageadas da Nike, na geração atual, a Seleção Brasileira feminina é um exemplo global de consistência: três medalhas de prata e uma tendência de revelar talentos, além de uma prática de treino que preza pela coesão e execução sistemática de jogadas, é fato que quem joga contra nós, sente um certo frio na barriga.

A animação da Nike capitaliza esse sentimento, mostrando uma referência ao formato stop motion e à atmosfera dos anos 90, mas com um visual noturno, valendo-se das ambientações escuras para brincar com a familiaridade cinéfila com filmes de terror.

O vídeo destaca as principais características de Kerolin, Angelina e Gio, posicionando-as não como antagonistas, mas sim como figuras que incomodam e impõem respeito às adversárias, que comumente têm que pensar duas vezes (ou 20) antes de abordá-las defensivamente.

“Este filme é um convite para que todos sintam a força e a história da nossa seleção, reconhecendo o talento que inspira uma nova geração de meninas apaixonadas por futebol. Queremos mostrar que as atletas brasileiras não apenas fazem história, mas também constroem o futuro do esporte com cada drible, gol e conquista”, diz Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.

“A Lenda da Canarinha” é mais uma parte da campanha de longa data da Nike para a Seleção Brasileira feminina. Neste ano, a marca também lançou a campanha global “Scary Good” (“Bom de Meter Medo”, em uma tradução mais livre), incentivando seus atletas apoiados a disputarem seus esportes de forma criativa e destemida.

No Brasil, o braço nacional da campanha contou com uma experiência imersiva no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, nos dias 18 a 20 de julho, onde visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre o talento das jogadoras em um espaço aberto.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.