Jogar contra a Seleção Brasileira feminina assusta — e assusta muito: tanto que a Nike criou uma nova homenagem às nossas meninas, por meio de uma animação que mostra como nós somos o pesadelo das adversárias no mundo todo.
Batizado “A Lenda da Canarinha”, o pequeno filme tem toda a pegada de uma produção de “terror fofo”, vamos dizer, mostrando as jogadoras Kerolin, Angelina e Gio e como “bichos-papões da bola”. A novidade foi divulgada nos canais oficiais da Nike, que é apoiadora do futebol nacional.
Campanha de Nike para a Seleção é parte de esforço global para atletas jogarem com criatividade
De Marta, Formiga e Cristiane às três homenageadas da Nike, na geração atual, a Seleção Brasileira feminina é um exemplo global de consistência: três medalhas de prata e uma tendência de revelar talentos, além de uma prática de treino que preza pela coesão e execução sistemática de jogadas, é fato que quem joga contra nós, sente um certo frio na barriga.
A animação da Nike capitaliza esse sentimento, mostrando uma referência ao formato stop motion e à atmosfera dos anos 90, mas com um visual noturno, valendo-se das ambientações escuras para brincar com a familiaridade cinéfila com filmes de terror.
O vídeo destaca as principais características de Kerolin, Angelina e Gio, posicionando-as não como antagonistas, mas sim como figuras que incomodam e impõem respeito às adversárias, que comumente têm que pensar duas vezes (ou 20) antes de abordá-las defensivamente.
“Este filme é um convite para que todos sintam a força e a história da nossa seleção, reconhecendo o talento que inspira uma nova geração de meninas apaixonadas por futebol. Queremos mostrar que as atletas brasileiras não apenas fazem história, mas também constroem o futuro do esporte com cada drible, gol e conquista”, diz Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.
“A Lenda da Canarinha” é mais uma parte da campanha de longa data da Nike para a Seleção Brasileira feminina. Neste ano, a marca também lançou a campanha global “Scary Good” (“Bom de Meter Medo”, em uma tradução mais livre), incentivando seus atletas apoiados a disputarem seus esportes de forma criativa e destemida.
No Brasil, o braço nacional da campanha contou com uma experiência imersiva no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, nos dias 18 a 20 de julho, onde visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre o talento das jogadoras em um espaço aberto.