A estratégia foi montada e, aos poucos, a Nike começa a colocar em prática. A fabricante americana, após quase duas décadas de tímida atuação no mercado de futebol do Brasil, decidiu entrar com o peso de ser a maior do mundo em seu segmento.
Com a proximidade da Copa do Mundo no Brasil, a fabricante de produtos esportivos vê, no mercado brasileiro, em especial, o futebol, uma grande estratégia de marketing, até porque, desde 1996 já veste a Seleção Brasileira e, o Corinthians, desde 2003.
Agora, a aposta da multinacional americana serão os times do Bahia, Coritiba, Internacional e Santos, que passarão a usar os uniformes da marca a partir de fevereiro de 2012.
Os valores dos contratos, que serão válidos até 2015, não foram revelados. A F/Nazca atende a conta da Nike, e agora poderá atuar em diferentes frentes em todas as regiões do País.
A marca vestirá três dos clubes que mais têm ganho títulos nos últimos anos: Inter e Santos foram os últimos campeões da Taça Libertadores da América e o Corinthians, campeão brasileiro de 2011. Já o Bahia e o Coritiba são dois dos quatro únicos clubes campeões brasileiros (o tricolor baiano ganhou em 1959 e 1988 e o alviverde paranaense venceu em 1985) que não pertencem às grandes praças – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais ou Rio Grande do Sul.
Segundo a companhia, os quatro novos parceiros foram escolhidos pela “identificação entre o DNA da marca e dos clubes, sinônimos de vitórias” e “o alto nível de gestão que os clubes possuem”.
“Esses times possuem gestão cada vez mais profissionalizada, aberta a firmar acordos que vão muito além de simples patrocínios”, afirma Luis Alexandre Pontes Rodrigues, diretor de sports marketing da Nike do Brasil. “O futebol brasileiro evoluiu muito nos últimos anos e passará por um banho de profissionalização até a Copa 2014“, reforça, em comunicado.