Experiência de Marca

"Natal Felicidade" de Lages aposta na tecnologia

O evento aposta na tecnologia para atrair turistas, contando com projeções mapeadas, show pirotécnico, iluminação em LED e Vila do Papai Noel com direito a neve.

A cidade serrana de Lages promove o “Natal Felicidade”, que aposta na tecnologia para atrair turistas, contando com projeções mapeadas, show pirotécnico, iluminação em LED e Vila do Papai Noel com direito a neve.

A cidade ainda conta com uma intensa programação cultural, com flash mobs nas ruas centrais, apresentações de dança, corais, feira de artesanato e comércio de comida e bebida típicos. Com as iniciativas, o município espera um aumento de 30% no fluxo turístico em comparação com 2012.

O Natal Felicidade tem atraído um grande número de turistas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Lages).

A grande novidade é a projeção mapeada em 3D, tecnologia amplamente usada na Europa e que chega agora no Brasil. Por computador, são calculadas as saliências da Catedral e Prefeitura, que são usadas como superfície para criar ilusões visuais. Todas as noites, centenas de pessoas lotam a Praça da Catedral para ver de perto as projeções, que se renovam a cada edição.

“Queremos proporcionar um Natal diferente, capaz de encantar todos os públicos. Para isto optamos por atrações que vão desde apresentações culturais a inovações tecnológicas”, detalha Elizeu Mattos, prefeito de Lages.

Segundo ele, a expectativa é, além de movimentar o setor turístico do município, alavancar as vendas no comércio da cidade e proporcionar um Natal mais alegre para toda população. Neste mês de dezembro, o município espera que a ocupação hoteleira seja 20% superior ao ano passado, enquanto a renda familiar e o comércio tradicional devem crescer 10%.

Além da projeção, outras atrações da cidade fazem uso de tecnologia, como o trenó elétrico Magia de Natal. Sistema de som para música ao vivo com capacidade de até 500 pax (superior a dois mil watts de potência), iluminação cênica com refletores de LED e controladora DMX – protocolo digital que maneja as luzes remotamente – são alguns dos recursos usados na picape que faz a vez de trenó para o Papai Noel e sua corte.

Espetáculos mais tradicionais, como apresentações de corais, orquestras, artistas catarinenses, capoeira, espetáculos de dança – inclusive com bailarinos da Escola Bolshoi – integram a programação.

O comércio de artesanato e gastronomia típicos tem um espaço próprio na Feira de Artesanato da cidade, e na Vila do Papai Noel máquinas de neve artificial prometem uma atração à parte para as crianças.

Ao todo, serão 86 manifestações artísticas. “Hoje, o perfil do turista é muito heterogêneo, o que nos levou a apostar em uma variedade de atrações”, explica o secretário de Turismo de Lages, Flávio Agustini.

Encerrando a programação, no dia 23/12 um show pirotécnico de aproximadamente dez minutos marcará a noite do Natal lageano. Para outras informações e para conferir a programação completa, acesse o site.