Está aberta a temporada de cruzeiros no Brasil, com destinos e duração para todos os gostos e bolsos. No entanto, se engana quem acredita que esse tipo de serviço é voltado apenas aos turistas convencionais.
Cada vez mais o glamour de uma viagem de navio tem sido utilizado nos eventos corporativos e viagens de incentivo. Uma experiência única para quem participa e inúmeras possibilidades e facilidades para quem organiza, os cruzeiros são cada vez mais procurado pelas empresas.
A área de Eventos e Incentivos da Nascimento Turismo já investe nesse segmento há alguns anos e contabilizou na temporada passada diversas convenções e seminários a bordo, com mais de 500 participantes.
Satisfazer o maior número de participantes é um dos grandes desafios para quem organiza viagens corporativas. A diversidade de atrações existentes nos navios agrada a todos, pois são shows, boates, práticas esportivas e até tratamentos em spa. Outro aspecto interessante é a interação natural que ocorre nos grupos. Quando promovidos em terra firme, os eventos podem sofrer com alguma dispersão.
“Há sempre aqueles que, estando numa determinada região, resolvem conhecer a cidade vizinha, ou fazer passeios em separado. Com isso, aumentam também as preocupações dos organizadores com relação à segurança”, comenta Silvia Paes Leme, diretora da área na Nascimento Turismo.
O cruzeiro conjuga de forma harmônica a diversão que se quer proporcionar com o conteúdo que se deseja transmitir. Se o evento requer palestras, por exemplo, elas podem ser inseridas num contexto de lazer; o que muitas vezes não é possível quando o evento é realizado em um hotel, ou centro de convenções.
Além disso, em um cruzeiro, a empresa proporciona uma viagem a vários destinos, sem que seja necessário se preocupar com o deslocamento dos participantes ou reservas em hotéis. Em casos de eventos grandiosos o cliente pode fretar o navio e decidir inclusive o itinerário desejado.
Outro grande diferencial dos cruzeiros é a estrutura dos navios, cada vez mais adequada às viagens corporativas. Acostumados com passageiros exigentes, seus serviços já atendem a um alto nível de qualidade. Um bom exemplo são as refeições, que trazem no cardápio iguarias da gastronomia internacional. Outra vantagem é a hospedagem, pois nesse tipo de viagem não é preciso se preocupar com a disponibilidade dos hotéis.
Além disso, as embarcações já contam com infraestrutura completa para eventos, inclusive com salas modulares para abrigar diferentes tipos de reuniões.
“A diversidade de opções para quem organiza a viagem é enorme. Por conta disso, o que se vê são eventos corporativos cada dia mais criativos, pois a estrutura dos cruzeiros possibilita muita inovação”, garante Edelza Ennes, responsável pela área de marítimos da Nascimento. Segundo ela, os organizadores das viagens de incentivo podem adequar todas as atividades, sugerindo uma programação muito especial para os participantes.
Por fim, uma vantagem que também se torna importante na decisão: o custo. Considerando todos os benefícios oferecidos pelos cruzeiros, os eventos chegam a trazer economia de até 40% em relação às estruturas convencionais para eventos ou em relação a outras opções de viagens de incentivo.