Por Sandro Ferreira
Todos os dias me pergunto porque ainda estou nesse negócio. Meus amigos e familiares não fazem a menor ideia do que eu faço (aliás, faço festa), meus clientes compram meu serviço como se fosse alface em gôndola de feira e ainda com prazos a perder de vista, meus concorrentes tentam vender o “mesmo” que eu a preços cada vez mais baixos e meus fornecedores querem 100% de adiantamento por um serviço que sequer foi prestado.
Sempre que me reúno com a equipe para um brainstorm bato na mesma tecla: temos que propor algo diferenciado para o nosso cliente. Temos que conhecer suas metas e objetivos para podermos ajudá-lo, mas a realidade é bem diferente. Poucas vezes vi gerentes de marketing mais preocupados com a longevidade de sua marca do que com seu bônus de final de ano. E como fica nosso serviço no meio disso tudo?
De uns tempos para cá resolvi só atender clientes que realmente quisessem os serviços da agência e que dessem valor ao que tenho a oferecer. No começo foi complicado, dúvidas sobre o faturamento, incerteza na manutenção e conquista de novos clientes e por aí vai. Para a minha grata surpresa não é que o mercado estava querendo isso? Agências com posicionamento correto, com serviços realmente relevantes e que fazem seu trabalho de maneira exemplar.
Não adianta ter só discurso, é preciso investir na capacitação de cada pessoa que trabalha dentro do negócio, aí se consegue ser relevante. Não quero e não vou ser mais uma commodity. Tenho profissionais extremamente capacitados, que trabalham duro todos os dias para entregar aos nosso clientes trabalhos que agreguem valor às suas marcas. Assim como valorizo a minha agência tenho de valorizar os trabalhos desses profissionais.
Aí voltamos ao começo do texto: porque ainda estou nesse negócio? Porque amo o que eu faço e convivo com pessoas extremamente criativas todos os dias. Porque fazemos a diferença para os clientes que atendemos. Porque encontrei clientes que realmente respeitam o nosso trabalho e porque descobri que um trabalho realmente bem feito sempre terá seu valor reconhecido por alguém.
Comecei com uma pequena agência na Bahia e hoje temos escritório em sete Estados da Federação. Estamos crescendo sempre buscando oferecer serviços diferenciados aos nossos clientes e cobrando o preço justo, para nós e para eles. Se estamos crescendo é porque a estratégia está correta. Então vale a pena refletir ao invés de reclamar do mercado, dos clientes e da vida.