Poderíamos completar o dito popular com a palavra copia, porém, acreditamos que o ideal seria dizer transforma.
Já faz algum tempo, um diretor de Marketing de um grande Banco brasileiro, fez o seguinte comentário: “Nada se cria em termos de ativação de marca. Tudo é copiado. No entanto, o problema não está em copiar, e, sim, como determinada ação vai ser realizada.”
Se formos analisar alguns programas de televisão, veremos que todos são cópias. Como exemplo citamos MasterChef, Big Brother, Bake off Brasil, BBQ Brasil – Churrasco na Brasa, entre outros.
A maioria pertence à Endemol, uma produtora holandesa de televisão especializada em reality shows. Ela possui subsidiárias e joint-ventures em mais de 23 países. Em 2015, a empresa se uniu à Shine International e à Core Media, se tornando Endemol Shine Group, aliando vários formatos, como Big Brother e MasterChef a uma só companhia.
Mesmo sendo cópia de programas realizados em outros países eles perdem o seu valor? Não! Porque todos realizaram adaptações para agradar ao seu público-alvo, e, com isso, conquistam fãs e patrocinadores.
Em termos de produtos, citamos as latas de bebidas personalizadas para homenagear um evento, uma data comemorativa especial e eventos em geral.
Não vamos arriscar a dizer quem foi a primeira marca que fez uso dessa ferramenta de marketing promocional para conquistar mais fãs, e, consequentemente, alavancar as vendas, porém, bastou uma começar para que muitas começassem a produzir o mesmo produto.
As que pegaram carona na ideia daquela que lançou perdeu o seu valor? Não! Porque, mais uma vez, cada uma foi em busca do seu target para criar o produto.
O mesmo pode-se dizer em relação aos grandes festivais de música que acontecem no Brasil. Um se inspirou no outro e foram criando adaptações, apostando nas ações de live marketing, afinal, elas são o grande diferencial desse tipo de evento, e, por sua vez, as marcas sabem que este é o cenário ideal para ativação e contam com as agências especializadas para criarem ou ‘RE-criarem’ algo que faça a diferença.
As marcas e agências especializadas perdem o seu valor porque pegaram inspiração em ações que já foram realizadas? Não! Mais uma vez a maneira como determinada ação é realizada é que faz a diferença e atrai a atenção do público.
No que diz respeito aos veículos de comunicação, ocorre a mesma coisa. Aqueles que se dedicam a publicar apenas sobre um determinado assunto pegaram carona em algum outro, porém, mais uma vez se faz necessário criar a sua identidade. Seja na forma de escrever, na editoração de sua publicação e outros detalhes.
Todos sabem que a maioria das notícias que são publicadas vem de agências de notícias ou releases de assessorias de imprensa. No entanto, muitas vezes eles vêm com erros, seja de digitação ou gramatical. O que vale aqui, é que o editor se preocupe em entregar para o seu leitor um conteúdo limpo, em que quem está lendo não tropece no texto, e, o pior, fique com a informação incompleta, ou mentirosa, que é o que mais tem acontecido nos últimos tempos.
Para dar um exemplo, uma notícia publicada em um site que falava sobre o ranking de venda de um determinado produto. O problema é que no texto falava sobre o top 10, só que na lista havia apenas nove.
Na mesma hora fomos procurar em outros sites para saber se encontrávamos a informação correta. A notícia havia sido publicada em vários veículos, e, para nossa surpresa, todos estavam com o mesmo erro, ou seja, um copiou do outro, o outro copiou do um e o resultado foi uma informação errada.
O objetivo desse post não é criticar as ativações de marca que se inspiram em outras já realizadas, mas sim, mostrar que o problema não está em copiar, e, sim, na maneira em que determinada situação ela será aplicada.
Nesse caso, o que vale é a criatividade e o respeito com o público que se quer atingir, e, principalmente, não dizer que a determinada ação é inédita se não tiver 100% de certeza e puder comprovar.