Cultura e identidade

Com apoio do Sicoob, murais históricos voltam a ocupar prédio no centro de Florianópolis

As obras homenageiam a educadora e política Antonieta de Barros e o pesquisador, folclorista e professor Franklin Cascaes

O Sicoob SC/RS patrocinou o projeto de recriação dos murais dedicados à educadora e política Antonieta de Barros, a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular, e ao pesquisador, folclorista e professor Franklin Cascaes no centro de Florianópolis. As obras anteriores, de 2017 e 2020, foram removidas devido a reformas estruturais no prédio, necessárias por conta de infiltrações.

Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, apoiar a restauração dos murais é uma maneira de cooperar com o desenvolvimento humano e social, além de reafirmar os princípios que orientam o cooperativismo financeiro:

“A cooperação nasce da valorização das pessoas, do senso de coletividade e do vínculo com a comunidade. A arte urbana transforma, preserva a memória, inspira novas gerações e humaniza os espaços. Assim, o Sicoob contribui para uma cidade mais inclusiva, consciente e conectada com suas raízes”.

Processo de restauração

Agora, os painéis retornam com uma proposta renovada, estética e simbolicamente ampliada. Sob curadoria e execução dos artistas Thiago Valdi e Monique Cavalcanti, conhecida como Gugie, a nova versão vai além da restauração: é uma recriação artística que incorpora novos elementos visuais e educativos.

Os murais do centro de Florianópolis retratam novamente os rostos de Franklin Cascaes e Antonieta de Barros, acompanhados de ícones que representam suas trajetórias e contribuições para a cultura, a educação e a identidade da cidade.

A proposta reafirma o poder transformador da arte urbana de grandes proporções, reconhecida mundialmente como ferramenta de educação, inclusão social e valorização da memória coletiva. Para Gugie, dar forma ao legado de Antonieta é também uma experiência pessoal: “A história dela nos traz essa inspiração de nos sentirmos fortes para seguir nosso caminho, para fazer as coisas que desejamos, para que nós, mulheres, ocupemos mais espaços. Então, ela mesma me aconselhou, de certa forma, a fazer essa pintura ali. Acho isso muito especial. Mudou totalmente a minha vida também”, afirma a artista.

A nova versão dos murais, que deve ser finalizada ainda neste mês de maio, é viabilizada por meio de recursos da iniciativa privada. Além do patrocínio do Sicoob SC/RS, o projeto conta com o apoio da Resicolor Tintas, Colorgin Arte Urbana, Construtora Engenho e Instituto Maratona Cultural.

Beatriz Maxima

Repórter

Jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. Formada em Jornalismo pela Unesp, é pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.

Jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. Formada em Jornalismo pela Unesp, é pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.