A loja de departamento Takashimiya, em Tóquio, fez uma parceria com um professor da Universidade de Osaka para instalar um novo conceito de merchandising em sua vitrine.
Uma modelo em tamanho real está literalmente “parando o trânsito” dos consumidores. Só que, apesar de parecer, ela não é de carne e osso, e sim, uma androide. Usada para promover o dia dos namorados, que acontece em 14/02, a jovem sorri, acena e até boceja, interagindo com quem passa.
Dr Ishiguro é muito conhecido no Japão pela criação de seus robôs, que já há alguns anos vem aparecendo no mercado pela sua incrível semelhança aos seres humanos. Esta parceria, porém, é a primeira em que os seus “filhos-robôs” são usados com fins comerciais.
“Eu enxergo isso como o futuro das vitrinas de lojas”, comenta. Apontando para outras lojas com manequins tradicionais ele copmpleta: “eles não representam mais a vida real como é cada vez mais necessário para as vitrines em função dos produtos que se vendem hoje”.
A mulher-robô consegue fazer mis de 60 expressões faciais e varia entre quatro estados emocionais, de acordo com o programa que a orienta. Ela também é conectada a um sistema com Kinnect e um software de reconhecimento facial, possibilitando que ela reaja e se mova na presença de pessoas em frente à vitrine.
Ela foi projetada para parecer que está esperando a chegada de alguém, reagindo a quem se aproxima de forma natural.
Os movimentos similares aos humanos são surpreendentes e tem gerado um grande engajamento com os consumidores, de forma diferente das vitrinas tradicionais. Muita gente para e se pergunta: mas afinal, é ou não é de verdade?
Com informações: Japatrends