De casa nova?

Mudanças na Heineken: Igor de Castro assume diretoria de marketing e Rafael Golfe deixa o brand experience

Mudança de ares na Heineken posiciona Igor de Castro e Rafael Golfe em novas funções dentro do grupo

A Heineken está promovendo uma “dança das cadeiras” em sua estrutura interna: de acordo com a marca, ao menos duas mudanças notáveis estão em curso.

De um lado, Igor de Castro foi oficializado como o novo Diretor de Comunicação e Branding de todo o grupo; de outro, Rafael Golfe não é mais o Gerente de Brand Experience e Patrocínios da Heineken, seguindo para uma posição na área de Corporate Affairs, segundo ele próprio confirmou a alguns colegas do mercado, incluindo membros da equipe do Promoview.

Igor de Castro volta à Heineken após liderar outros rótulos do portfólio da marca

igor de castro heineken
Imagem: Heineken/Divulgação

Na primeira das duas principais mudanças da Heineken, Igor de Castro, que tem mais de três anos de atuação na casa e atuou majoritariamente em marcas como Eisenbahn e SOL, agora assume o posto de diretor das comunicações da marca, uma posição deixada por Beatrice Jordão, que ocupa um cargo no time global.

Sua trajetória recente no Grupo HEINEKEN inclui passagens interessantes: ele liderou o crescimento da Heineken 0.0 no Brasil como gerente sênior de marketing em 2022 e 2023. Em 2024, durante um período na Califórnia, ele assumiu a direção de marketing da marca Lagunitas, conduzindo campanhas e ações estratégicas para fortalecer a marca.

“Assumir a liderança de Comunicação e Branding de uma marca tão icônica como a Heineken Brasil, e que me acolheu desde o início, é, sem dúvida, um dos momentos mais especiais da minha trajetória”, ele comentou. “Estou muito empolgado com esse novo desafio e com a oportunidade de fortalecer ainda mais a conexão da marca com os brasileiros, de forma relevante, criativa e culturalmente potente. Esse momento é fruto de muita dedicação, esforço e, principalmente, de um time que acredita no potencial do branding para transformar realidades e gerar diálogos significativos com os consumidores”.

Em “despedida” do brand experience, Rafael Golfe busca novo desafio na área de Corporate Affairs da Heineken

Rafael Golfe, da Heineken
Imagem: LinkedIn (perfil do executivo)/Reprodução

A segunda das mudanças na Heineken envolve Rafael Golfe, um velho conhecido do público do Promoview pelas suas participações no podcast Na Escuta? e como painelista no UpFront.

O executivo não compartilhou o cargo exato que ocupará na “nova casa”, mas dedicou o espaço a agradecer à parceria que teve com a indústria de brand experience ao longo dos seus 11 anos de atuação como gerente da Heineken.

“Estou muito feliz com esse movimento, que marca mais uma fase de aprendizado e crescimento dentro da companhia. Sou muito grato por toda a parceria, confiança e apoio que recebi ao longo desses anos. Cada projeto, conquista e desafio só foram possíveis porque tive pessoas incríveis ao meu lado.”

Rafael Golfe, ex Gerente de Brand Experience e Patrocínios da Heineken

Golfe ainda completou, dizendo que leva consigo “muitas histórias, aprendizados e memórias especiais, e sigo acreditando no poder de conectar pessoas e marcas através de experiências memoráveis”, e mantendo a sua oferta de permanecer conectado aos parceiros para novas demandas.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.