Florianópolis está entre as 27 Capitais brasileiras que receberão a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que ocorrerá gratuitamente, entre os dias 02 e 07/12, no auditório do Cesusc.
Composto por uma mostra competitiva, uma de realizadores indígenas e uma retrospectiva em homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho, o evento é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura. Serão quatro exibições diárias, nos seguintes horários: 8h30, 14h, 16h e 19h30.
A abertura do evento terá início no dia 02/12, às 19h30, com o curta-metragem A Onda Traz, o Vento Leva, de Gabriel Mascaro e a animação Uma História de Amor e Fúria.
Além de contar com a exibição de 38 filmes, a programação se destaca por garantir acessibilidade: toda a filmografia será exibida com closed caption para pessoas com deficiência auditiva e haverá sessões com áudio-descrição para pessoas com deficiência visual. Na mostra competitiva, os melhores filmes serão escolhidos pela plateia ao final das sessões.