A Mostra Casa Nova 2013 no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Udesc, em Florianópolis, ficará aberta aos visitantes por mais uma semana. O evento vai até dia 03/11.
O Diário Catarinense, realizador da exposição, atendeu à solicitação do público, dos próprios arquitetos e parceiros expositores envolvidos e da Udesc, devido ao sucesso resultante dessa edição.
“A grande sacada da prorrogação é poder ampliar ainda mais a visibilidade do trabalho de todos que apostaram na ideia, no conceito da Mostra Casa Nova. É um retorno com relação ao que a gente fez para a sociedade e que fica como benfeitoria. O evento tem uma alma, uma energia positiva, e isso ouvimos dos expositores e dos visitantes” declarou o arquiteto Carlos Lopes, coordenador do evento.
Os arquitetos foram consultados sobre a ideia de adiar o encerramento. A maioria deles se mostrou a favor.
“Para nós, arquitetos, depois de tanta dedicação, quanto maior o prazo de exposição melhor. O lugar é incrível com uma arquitetura linda, o tamanho do evento, que não é muito grande e facilita a compreensão dos espaços, a localização central, e, sem dúvida, a qualidade dos ambientes” destaca a arquiteta Flávia Guglielmi.
Para empresários do setor da decoração, a exemplo de Marcia Maurano, da Saccaro, estender o tempo de visitação é mais uma oportunidade de divulgar a marca, com foco nos lançamentos.
Há dois anos a curadoria do evento vem apostando num conceito diferenciado, elegendo os patrimônios históricos e tombados de Florianópolis como sede, dando visibilidade ao trabalho dos profissionais e também da própria arquitetura em si.
Essa edição ganhou mais evidência, resultado da condução do trabalho até hoje, da seleção do elenco envolvido e provocando reflexões sobre uso, modos de viver, formas para o cotidiano, arte e design.
Os visitantes da mostra poderão percorrer 30 ambientes, 11 a menos que na edição anterior. De acordo com Abreu Jr., a redução foi proposital e traz mais qualidade ao evento que se aproxima do conceito já consolidado na Mostra Black, de São Paulo, considerada a mais importante e o melhor evento de decoração do Brasil. Segundo a organização, uma média de dez mil pessoas deve passar pelo local.