Experiência de Marca

Mobilefest investe na indústria criativa para celular

A edição de 2010 do Mobilefest – Festival Internacional de Criatividade Móvel terá programação orientada a incentivar a indústria criativa e o desenvolvimento de aplicativos móveis. O Festival está dividido em quatro áreas: Seminário Internacional, Mostra Expositiva Internacional, Festival de Vídeos Mobile e Mobilefest.labs - tecnologias experimentais e workshops sobre mobilidade. O evento é gratuito e teve início no dia 19/09 e seu encerramento será em 26/09, e é uma co-realização com o Museu da Imagem e do Som – MIS, em São Paulo.

A edição de 2010 do MobilefestFestival Internacional de Criatividade Móvel terá programação orientada a incentivar a indústria criativa e o desenvolvimento de aplicativos móveis. O Festival está dividido em quatro áreas: Seminário Internacional, Mostra Expositiva Internacional, Festival de Vídeos Mobile e Mobilefest.labs – tecnologias experimentais e workshops sobre mobilidade. O evento é gratuito e teve início no dia 19/09 e seu encerramento será em 26/09, e é uma co-realização com o Museu da Imagem e do Som – MIS, em São Paulo.

Neste ano, o Mobilefest dá atenção especial a iniciativas criativas, que têm sido foco de investimento global e com grande potencial de crescimento. No Brasil, atividades ligadas à cultura e à economia criativa geram apenas 1% do PIB nacional, enquanto a média mundial é de 7%, segundo a ONU.

Para fomentar a criatividade na mobilidade, o Festival promove, ainda, o III Prêmio Mobilefest de Arte e Criatividade e o I Prêmio Mobilefest de Aplicativos. O primeiro reconhecerá os melhores vídeos, microcontos, poesias e fotografias feitos com celular sobre o tema “Meio Ambiente real e virtual”. Já o prêmio de aplicativos incentiva desenvolvedores e o crescimento do segmento. Acredita-se que a receita gerada por aplicativos no mercado móvel deverá crescer de US$1,94 bilhão, movimentados em 2009, para US$15,65 bilhões em 2013, um crescimento superior a 800%, de acordo com pesquisa da research2guidance.

A Claro, por meio do Instituto Claro, há dois anos patrocina o Mobilefest. “Um dos nossos objetivos é explorar o potencial das novas linguagens e tecnologias que gerem experiências interessantes e diferenciadas de aprendizagem. Temos fomentado este tipo de debate por meio das ações do Instituto Claro. Esse evento vem agregar conhecimento e novas práticas ao mercado de mobilidade que está em constante expansão”, afirma Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro.

“O objetivo do evento é ampliar a troca de conhecimento de maneira transdisciplinar utilizando novas tecnologias. Hoje, os artistas também são programadores, o que impacta no modo de se pensar a arte. O Brasil ocupa um espaço importante nesse segmento”, afirma Marcelo Godoy, diretor executivo e comercial do Mobilefest. “Queremos dar exposição a projetos bi-nacionais. A parceria principal deste ano é com o Canadá, por meio do programa ISTPCanada – International Science and Technology Partnerships Canada. A quantidade de aplicativos disponíveis ilustra a importância da transdisciplinaridade na mobilidade e das discussões trazidas pelo Festival”, completa Paulo Hartmann, diretor artístico, de pesquisa e relações internacionais do Mobilefest .

Outro destaque será a presença de Ralph Simon no Seminário Internacional, que visita pela primeira vez o Brasil. Simon é considerado um dos criadores e maiores especialistas da indústria de entretenimento móvel e foi um dos primeiros desenvolvedores de ringtones. O empresário é Presidente Emérito da MEF (Mobile Entertainment Fórum) America e foi eleito, em 2005, um dos 50 principais executivos da indústria pela revista Mobile Entertainment.

Além disso, será realizado no Mobilefest o Intercâmbio M-Connect, programa internacional exclusivo que será realizado em 21 e 22/09. Especialistas do Canadá, dos Estados Unidos e do Brasil se reunirão em seis sessões gratuitas especiais para debater a mobilidade e trocar conhecimento e experiências com foco em soluções utilizando as novas tecnologias móveis. Entre os palestrantes, estão Sara Diamond, da Ontario College of Art & Design, e Michael Langford, do Jim Brown Admeris. O Brasil estará representado por Eduardo Tude, da Teleco, Martha Gabriel, da New Media Developers, Elaine Coimbra, da Foster, Eliana Russi, da ABPITV, Lucas Longo, do iAi, Flavia Fernandes, do C.E.S.A.R e Franco Luzzuli, do CIETC.

A parceria Brasil-Canadá promoverá um encontro entre uma delegação de empresários, desenvolvedores, artistas e acadêmicos canadenses e instituições brasileiras interessadas em parcerias entre os dois países. O B2B Matchmaking acontecerá no dia 23/09 pela manhã. A atividade é organizada pelo Mobilefest e pelo Consulado do Canadá, junto com empresas daquele país e incubadoras brasileiras apoiadas pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec).

No Mobilefest.labs acontecerão ainda quatro oficinas técnicas gratuitas sobre uso criativo das tecnologias móveis, com destaque para o desenvolvimento de aplicativos. As oficinas são gratuitas e relacionadas a grandes empresas desenvolvedoras desses produtos, como Motorola, Intel, Adobe e Nokia.

O evento contará com uma edição simultânea em Londres, por meio de videoconferência entre artistas brasileiros e britânicos, que estarão no MIS e na Universidade de Westminster para debater a importância da produção, distribuição e estética dos filmes para celular.

O Mobilefest é patrocinado pela Claro, por meio do Programa de Ação cultural (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, conta com apoio do Consulado do Canadá, Motorola, Nokia,Softex ,Riosoft, C.E.S.A.R, Cietec, Uol Celular, MTV, Foster.

O Mobilefest está sendo realizado no MIS.

Fonte: segs.com.br