A Mobile Marketing Association (MMA), entidade que promove o marketing móvel, realizará dois eventos em São Paulo em setembro: o primeiro é um pré-evento, no dia 1º, que fará uma introdução do marketing no celular, das aplicações e outras ferramentas móveis para o público que faz parte dessa cadeia – agências de publicidade, agências de marketing promocional, anunciantes, operadoras, fabricantes e provedores de software e serviços.
No segundo evento, no dia 02/09, a MMA promove um fórum com nomes como Simon Andrews, da agência Addictive e também sócio da Modem Media, na Europa; Josh Weinrobe, da Turner Broadcasting System; e Maria Luisa Skar López, diretora de mídia da Unilever Brasil.
No Brasil, a entidade atua desde 2008, e tem como associados as operadoras móveis (TIM, Claro, Oi e Vivo) e agências como a Ogilvy, a F.biz e a Ponto Mobi, do Grupo RBS. O diretor geral da MMA América Latina, Marco Lopes, diz que, na região, este ano, a entidade trabalha com três blocos: de métricas, indicadores de mercado e pesquisas, com o objetivo de levantar informações e dados para suportar as decisões dos profissionais de marketing em mobilidade; na construção de melhores práticas para proteger o consumidor (consumer best practices – CBP); e com publicidade móvel, que envolve conteúdos e formatos para marketing no celular.
Uma das novidades da MMA é a divulgação, para os profissionais do setor, dos primeiros indicadores sobre o mobile marketing do Brasil. “Ainda este ano, teremos a primeira onda de métricas”, promete o diretor geral da MMA. “O fato de não haver métricas é uma barreira à expansão do mercado. E temos uma vantagem por termos área dedicada para fazer métricas e pesquisas, assim como já fazemos na Europa e EUA”, diz.
No fórum, o objetivo do MMA consiste em estabelecer um contato mais próximo com os entes dessa cadeia de valor – agências, anunciantes e operadoras, sobretudo – para uma melhor compreensão do mobile marketing. Durante o evento, devem ser apresentados cases da região (América Latina) e debatidas as dificuldades para desenvolver o marketing em celular.