A primeira fase do Centro de Iniciação, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Esporte – Cidae, projeto de incentivo ao esporte elaborado pelo Paraná Clube, foi oficialmente aprovada pelo Ministério dos Esportes.
Apesar de a aprovação ter sido dada no dia 18/12/13, a decisão foi divulgada no Diário Oficial da União no dia 14/01/14. Assim, o Tricolor poderá iniciar a fase de captação de recursos no limite até R$ 1.581.339,51, por intermédio da doação/patrocínio do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas.
O Cidae
O Centro de Iniciação, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Esporte – Cidae é um macroprojeto elaborado pelo Paraná Clube, dividido em três projetos menores: Cidae Fase I, Cidae Fase II e Cidade Fase III, que atenderão, nas sedes do Tricolor, aproximadamente três mil crianças e adolescentes de ambos os sexos.
O Cidae Fase I é um projeto de manifestação educacional voltado a crianças nas redes de ensino; a Fase II é um projeto de manifestação de participação, voltado a crianças e adolescentes em escolinhas esportivas; e a Fase III contempla a manifestação de rendimento, voltada ao esporte de alto desempenho (Futebol e Esportes Olímpicos).
O Cidae trata o desenvolvimento esportivo como um processo de ensino, que tem início com a prática de atividades lúdicas pré-desportivas, seguida pela dedicação exclusiva a uma modalidade da preferência do aluno, e, por fim, pela especialização nessa mesma modalidade. Assim, os projetos buscam formar cidadãos e atletas de alto rendimento.
Com o Cidae, além dos objetivos pertinentes à manifestação esportiva embasados na pedagogia e na ciência do esporte, o Paraná Clube quer evitar a busca por resultados em curto prazo, a especialização precoce, a carência de planejamento e a fragmentação do ensino dos conteúdos. Afinal, os projetos consideram fortemente a compreensão do esporte nas suas funções sociais e cidadãs.
De acordo com as diretrizes traçadas pelo Clube, 70% das vagas do Cidae serão destinadas a alunos da rede pública de ensino, e 30% para a rede privada.
Para o preenchimento das vagas para alunos da rede pública já existe apoio da Secretaria de Estado da Educação – Seed, a qual pretende estabelecer cooperação técnica com o Paraná Clube.
Por meio desta parceria, a Seed promoverá a divulgação do projeto em suas escolas, encaminhando crianças e adolescentes da rede de ensino para as sedes do Paraná Clube.
Captação de recursos
O Cidae será totalmente custeado por verbas da Lei de Incentivo ao Esporte. Empresas de lucro real que quiserem contribuir poderão deduzir até 1% de seu imposto de renda devido. Pessoas físicas também podem contribuir, deduzindo até 6% de seu imposto.