Experiência de Marca

Ministério do Turismo quer proteger consumidor na Copa

O objetivo das reuniões é diagnosticar deficiências e criar mecanismos para o rápido atendimento a eventuais conflitos entre turistas, brasileiros ou estrangeiros, e prestadores de serviços durante o evento esportivo.

O Ministério do Turismo participou no dia de ontem (20/01), em Natal (RN), da Reunião Técnica de Proteção ao Consumidor Turista.

O encontro reuniu porta-vozes do Governo Federal e representantes de órgãos locais do setor de turismo e também de outros setores envolvidos na realização dos jogos na cidade-sede.

O objetivo das reuniões é diagnosticar deficiências e criar mecanismos para o rápido atendimento a eventuais conflitos entre turistas, brasileiros ou estrangeiros, e prestadores de serviços durante os jogos da Copa de 14.

Natal foi a décima cidade a sediar o encontro. As últimas duas reuniões ocorrem em Recife (21/01), e Manaus (27/01).

Serão diagnosticados serviços ligados ao turismo como hospedagem, locais de retirada de ingressos, alimentação e transporte. “Nosso desejo é que o turista seja bem atendido pelo setor e encontre facilidades para localizar representantes que solucionem suas demandas”, disse o ministro, Gastão Vieira. Após diagnosticar a situação, o Comitê Técnico de Consumo e Turismo vai orientar as cidades a prevenir e solucionar problemas durante a Copa do Mundo.

Participam do encontro agentes do turismo local, como órgãos de defesa do consumidor, secretarias de turismo e transporte, vigilância sanitária, segurança pública, associações de hotéis, bares e restaurantes, além de agências de viagens. A reunião envolve membros da esfera federal como Ministérios da Justiça, Turismo, Saúde, Transportes e Secretaria de Aviação Civil, entre outros.