O Ministério do Turismo premiou no dia 02/12 o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras, desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
A iniciativa foi considerada uma das quatro melhores experiências avaliadas no quinto Índice de Competitividade. A ação foi destaque na categoria “Boas Práticas” pelas atividades desenvolvidas na praia do Sueste, em Fernando de Noronha.

O objetivo da premiação é destacar ações que contribuíram para o desenvolvimento do turismo no País. Vinte e um casos de sucesso de 15 destinos turísticos foram selecionados.
A escolha das quatro boas práticas aconteceu segundo a relevância dos projetos e impactos positivos, possibilidades de aplicação em outros destinos, caráter inovador sobre as práticas recorrentes e recorrência com que foram mencionados.
A praia do Sueste, em Fernando de Noronha, foi a primeira a receber o projeto Praia Sem Barreiras. Oferece ao visitante com deficiência física ou mobilidade reduzida uma esteira de acesso ao mar de 30 metros, quatro cadeiras anfíbias e oito profissionais qualificados para o banho assistido, todos os dias, das 8h às 18h.
No arquipélago, o projeto acontece em parceria com a EcoNoronha, o Instituto Chico Mendes e a administração de Fernando de Noronha.
As boas práticas são ações que ajudam os destinos brasileiros a se tornarem mais competitivos. O Índice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, mostra a evolução do Brasil no nível de desenvolvimento do turismo nacional.
Houve aumento nos três grupos analisados: média nacional (de 52,1 para 58,8), média das Capitais (de 59,5 para 66,9) e média das não-Capitais (de 46,9 para 53,1). São considerados dados de 2008 e 2013 respectivamente.
O índice mede a competitividade nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico do País, com o objetivo de elevar o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do Brasil.