Muita força na peruca! Uma associação mexicana chamada Casa de la Amistad (Casa da Amizade, em espanhol), resolveu fazer um evento para ajudar as crianças com câncer, foco de sua empresa.
Mas não queria fazer um evento comum, em que apenas arrecada dinheiro, como qualquer ONG. Propôs então fazer o “Hair Fest”; um festival de música em que, para entrar, era necessário apenas doar uma mecha de cabelo, de pelo menos 25 cm, que seria cortado no próprio dia do evento, para ser utilizado na confecção de perucas.
Foi feito um vídeo para divulgação na mídia, com metaleiros mexicanos explicando ao público o objetivo do evento: “Quando uma criança é diagnosticada com câncer, ela é submetida a um tratamento muito forte, que traz como consequência, a queda de cabelo. Por isso, uma forma de ajudar, é doando cabelo. E quem melhor para ajudar que quem tem cabelo comprido? […] O cabelo doado ajudará a melhorar a autoconfiança de crianças com câncer”.
Claro que, quem queria ajudar, mas já não tinha tanto assim para doar, pôde entrar pagando o valor de 70 pesos mexicanos. O dinheiro seria utilizado para comprar medicamentos e financiar o tratamento.
Segundo a Casa de la Amistad, os cabelos doados no evento foram suficientes para a confecção de 107 perucas, número que representa quase um ano de doações. O preço médio de cada peruca custa 1.500 dólares.
O HairFest contou com oito horas de muito metal. Nove bandas tocaram por uma causa nobre gratuitamente. O festival repercutiu positivamente na mídia, e nas redes sociais. Muitos incentivam que o evento seja realizado também em outros países.
Veja abaixo o vídeo de divulgação do evento, e algumas cenas do dia do festival, que foi realizado dia 12/04. Quem quiser ver fotos, pode ver o álbum do HairFest feito pela Casa de la Amistad em seu Facebook.