Entre as equipes que aspiram aos primeiros lugares do Mundial de Construtores da Fórmula 1 em 2012, a Mercedes foi a última a apresentar seu carro. Nesta terça-feira 21/2, o time dirigido por Ross Brawn exibiu o novo equipamento no pitlane do circuito de Barcelona, na Espanha, e manteve a tendência do “bico de ornitorrinco”.
“Apesar do desgin distintivo do bico, o F1 W03 é uma elegante interpretação dos regulamentos atuais e um claro passo adiante na comparação com seu antecessor em termos de detalhes do design e de sofisticação”, afirmou Brawn, apontando que o degrau na parte frontal se deve às novas regras da categoria, que limitaram a altura do bico a 55 cm.
O modelo fará sua estreia oficial nos testes da pré-temporada em Barcelona, que começam nesta terça e se encerram na próxima sexta. Michael Schumacher utilizará o equipamento no primeiro e no terceiro dia de trabalhos, enquanto que Nico Rosberg o fará no segundo e no quarto.
Antes dos testes em Barcelona, a F1 já havia tido atividades em Jerez de la Frontera, entre 7 e 10 de fevereiro. No período, porém, a Mercedes foi à pista com o carro de 2011, equipado com os pneus fornecidos pela Pirelli para 2012.
A equipe só trabalhou naquela oportunidade nos três primeiros dias, o que lhe permitiu, segundo divulgou no Twitter, um dia a mais de trabalho em Barcelona. No último domingo, Schumacher (pela manhã) e Rosberg (à tarde) haviam rodado por mais de 300 km com o F1 W03.
De acordo com o que informou a Mercedes nesta terça em seu site oficial, o novo carro é composto por 4.500 partes, 200 a mais que o do último ano. Mesmo assim, o peso no centro do monoposto é menor, o que levou o time a apontar que se trata de um equipamento com o “pacote melhor” e “mais eficiente”.