MICE

Emprotur promove Rio Grande do Norte nos Estados Unidos

Ausência de outros destinos, operadores, agências e hoteleiros causa estranheza em presidente Bruno Giovanni Reis

Emprotur promove Rio Grande do Norte nos Estados Unidos Emprotur promove Rio Grande do Norte nos Estados Unidos Emprotur promove Rio Grande do Norte nos Estados Unidos Emprotur promove Rio Grande do Norte nos Estados Unidos


Nos dias 19 e 20 de maio, o Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participou da etapa presencial do Re-think South America Travel Show, na cidade de Nova York, Estados Unidos.

A feira, patrocinada pela Latam Airlines, foi voltada para relacionamento e promoção de mercados da América do Sul e o Rio Grande do Norte foi o único estado brasileiro presente, dando prosseguimento às ações que estão sendo ativadas para posicionar o destino no mercado norte-americano junto aos operadores, agentes de viagens e DMC’s

Leia também: Cracóvia: Linda, vibrante e preparada para eventos

De acordo com dados do setor de inteligência da Emprotur, antes da pandemia o Brasil recebia em média mais de 550 mil turistas dos Estados Unidos por ano, aproximadamente 8% do total de estrangeiros que visitam o país. A escolha desse mercado como novo público alvo se justifica pela relevância para o setor de viagens e turismo no Brasil, onde não há exigência de visto para que os americanos possam viajar aos nossos destinos.

Paralelamente a participação no Re-think, foi lançado no mercado norte-americano na última quarta-feira (18) material audiovisual atualizado e exclusivo sobre o destino, com uma linguagem específica para as demandas desse mercado. Dessa forma, os principais players estão sendo alcançados por meio de matérias, reportagens, releases e ativações digitais.

Presidente-da Emprotur, Bruno Giovanni Reis, durante sua apreentação do destino na Re-Think South America

Os representantes da Emprotur no evento também tiveram agenda com a Associação dos Operadores de Viagens dos Estados Unidos (USTOA). Na pauta, as possibilidades de negócios e vendas do destino.

Em seu perfil no Linkedin, Bruno Reis comentou sobre a participação do Rio Grande do Norte no evento, não se vangloriando de ser o único destino a participar desta vitrine de oportunidade nos Estados Unidos, outrossim, chamando a atenção para a falta de visão e de iniciativa de outros destinos ou prestadores de serviços do setor que não estavam a se apresentar no evento. Justamente agora em que não é mais necessário visto de entrada de turistas americanos no país.

Abaixo, o texto completo:

“Semana passada participei de um evento muito bom, chamado Re-think South America que tinha como objetivo se aproximar o trade norte americano e apresentar os diferenciais competitivos da América do Sul nesse período de retomada das viagens e do fluxo internacional.

Todos sabemos que os turistas norte-americanos estão entre os mais desejados pelo seu poder de compra e também pelo tempo prolongado que costumam ficar nos destinos quando estão viajando.

Para minha surpresa, as entidades de turismo dos países Argentina, Chile, Brasil, Peru e Colômbia estavam todas por lá, mas aproveito para parabenizar a PROCOLOMBIA e a Promperu, que fizeram uma ativação de excelência durante os dias do evento.

Durante as reuniões de negócios intermediadas pela feira, estavam presentes aproximadamente 30 fornecedores da Colômbia e 20 do Peru, assim como alguns do Chile e Argentina em número menor. Eram hotéis, empresas de receptivo locais apresentando novas experiências aos operadores de turismo e agentes de viagem para seus clientes.

Não havia nenhum expositor brasileiro, nenhum hotel, nenhum DMC e nenhum outro destino a não ser o Rio Grande do Norte.

Lutamos tanto para que não exista mais a exigência de visto para a entrada dos turistas norte-americanos no Brasil e estamos deixando isso não ser efetivo por falta de gestores e profissionais no setor que tomem decisões corretas.

Tenho certeza absoluta que o número de entrada de turistas norte-americanos na Colômbia e no Peru irá aumentar em 2023, afinal eles estão fazendo investimento correto, utilizando inteligência de mercado, organizando o trade turístico e protagonizando o cenário atual!

Jogar o jogo da promoção internacional é muito mais estratégico do que se pode imaginar e por isso parabenizo nossos vizinhos na América do Sul que estão literalmente a frente do Brasil.”

Conheça abaixo um dos vídeos divulgados durante o evento