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Retrospectiva 2023: grandes experiências e muita superação para a Guru

Com projetos nacionais e internacionais, agência de Florianópolis encerra o ano em grande estilo e com expectativa alta para o próximo ano.

A Guru teve um ano que foi muito além de experiências, pois 2023 foi feito de entrega e superação. Isso porque o time da agência trabalhou incansavelmente não somente para ampliar a cartela de clientes e projetos, mas também para fortalecer seu posicionamento frente ao competitivo mercado de publicidade, marketing e brand experience nacional. Não é à toa que a empresa, que nasceu em Florianópolis e recentemente inaugurou filiais em  São Paulo e Blumenau, chega ao final do ano com a sensação de dever cumprido e com grandes expectativas para 2024. 

Neste ano, a Guru embarcou em diversas pontes aéreas para realizar grandes entregas em território nacional e internacional. De Bariloche, na Argentina, até São Luís do Maranhão, no Norte do Brasil, a empresa catarinense se fez presente e mostrou seu potencial criativo e inovador. “Uma de nossas características mais marcantes é a criatividade. Para que ela flua, não podemos colocar barreiras, foi a nossa capacidade de criar, imaginar e executar que nos fez ‘voar alto’ esse ano”, conclui Rafael Almeida, COO da Guru.

De Norte a Sul da América Latina

Cerveza Patagonia convidou a Guru para uma missão internacional, levando influenciadores para viverem o Circuito Chico, em Bariloche, na região patagônica. Essa foi a terceira viagem para terras argentinas acompanhando a marca, a oportunidade ideal para reforçar o branding e produzir conteúdos inéditos nas terras originárias da cervejaria. Além disso, a agência também promoveu as duas edições do Circuito Patagonia de 2023, em Curitiba e Gramado, durante o festival de cinema.

Para a ação do Hotel 5 Bilhões de Estrelas, brasileiros foram desafiados a explorarem o mundo lá fora e encontrarem recepções escondidas, para viverem uma experiência proprietária exclusiva da marca. O projeto das recepções ocorreu em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. Já o hotel em si foi montado no alto da Serra Catarinense, contando com a ilustre presença do apresentador Rodrigo Hilbert, recepcionando influenciadores nacionais e os aventureiros ganhadores da promoção.

Mostrando todo o seu potencial criativo, a Guru também foi responsável por realizar ações durante o São João, uma das festas mais tradicionais do Brasil, para a Haleon. Com ativações interativas durante o São João da Thay, festa tradicional que celebra a cultura maranhense em São Luís, a agência foi responsável pelo experiential de Sonrisal no evento, com jogos, distribuição de brindes, influenciadores e um desfile com trajes típicos. A entrega foi um sucesso, com boa repercussão no universo digital entre o público presente e a marca.

A força do regional para o nacional

No Dia das Mães, a agência chegou ao Paraná para promover uma ação de Guaraná Antarctica. Esse projeto foi um desdobramento regional da campanha nacional “mãe que fala a real é coisa nossa”. Foram feitas ativações em restaurantes e estabelecimentos parceiros, além de reverberação com influenciadores locais, com o objetivo de gerar conexão com as mães brasileiras, fugindo da maternidade estereotipada e presenteando mães com uma sessão exclusiva de stand-up comedy com a comediante Mhel Marrer. 

Outra campanha nacional que a Guru desdobrou regionalmente foi o carnaval de rua para a Cerveja Brahma. A empresa catarinense foi responsável por desenvolver a Arena Carnaval Brahma Floripa, que chamou a atenção e conquistou moradores e turistas na capital de Santa Catarina. O centro de Florianópolis recebeu também o Camarote BeatsPop Day e o Vento Suli Brahmoso, ação para a cervejaria com um toque de regionalismo. A entrega completa valorizou elementos da cultura manezinha, reforçou o consumo consciente e garantiu uma dose extra de diversão e Brahmosidade para as ruas da cidade.

Maratona de projetos em Blumenau

A Guru entrou de cabeça nas tradições alemãs e foi responsável, em seu segundo ano consecutivo, pela cenografia da Oktoberfest de Blumenau, incluindo o Camarote Spaten, espaço proprietário da patrocinadora Spaten, integrante do portfólio da Ambev, e os bares da Diageo. Com a caneca tecnológica, proposta inovadora e inusitada, os festeiros do Camarote Spaten brindaram e desfrutaram das experiências interativas. Do lado de fora, quem curtia a Oktoberfest pôde participar da Jornada da Caneca, experiência com realidade aumentada para encontrar brasões da cervejaria em bares selecionados nos pavilhões, premiando o público participante com canecas Spaten.

A agência também realizou projetos para a blumenauense Karsten, líder do mercado de produtos têxteis para o lar. Entre eles, destaque para a roteirização do vídeo manifesto, que reforçou seu posicionamento e autoridade de marca como referência em qualidade e conforto. Outra entrega de sucesso foi a campanha de Dia das Mães, que contou com a participação de influenciadores digitais para divulgar os produtos da Karsten. No marketing de influência, a Guru criou as Cabanas Karsten, uma experiência sensorial que demonstrou o conforto e a qualidade dos produtos em um ambiente acolhedor.

Essa proximidade com a região de Blumenau motivou os sócios da empresa a inaugurar um novo escritório na cidade. “Sabemos da importância de estar perto dos nossos parceiros, sempre em busca de fazer uma entrega alinhada com os propósitos das marcas”, comenta Tiago Basso, CEO da Guru “por isso queremos estabelecer e fortalecer os laços com Blumenau, uma cidade que nos acolheu no último ano e fez parte de grandes projetos”.

Esquenta para 2024

Nesse fim de ano, a Guru encerra 2023 com com dois novos escritórios inaugurados e reestruturação de seu portfólio, incluindo a aquisição de novas empresas como a Insight Marketing de Influência, ainda em dezembro. “Isso tudo que vivemos só foi possível graças a um time em sintonia para lidar com clientes variados e tocar vários projetos ao mesmo tempo. O segredo é organização e parceria”, reforça Guilherme Batista, CFO da Guru.  Dessa forma, a agência catarinense inicia 2024 em uma crescente, não apenas no tamanho físico de sua estrutura, mas também com grande expectativa do aumento da quantidade de clientes e trabalhos.

Fotos: Divulgação