Experiência de Marca

Hoje é dia de homenagear o profissional de atendimento

Trabalhar como contato publicitário envolve uma formação superior em áreas como Administração, Marketing, Publicidade e Jornalismo.

A data surgiu por intermédio do publicitário Aroldo Araújo, em 1971 onde uma campanha foi criada para comemorar este dia. Logo depois, um Projeto de Lei Estadual do antigo Estado da Guanabara foi desenvolvido pelo deputado Mac Dowell Leite de Castro e assim foi criado o Dia do Contato Publicitário, em 21 de outubro.

Mais tarde foi re batizada para Dia do Atendimento Publicitário.

Criação-da imagem: Skopos Comunicação

Atualmente conhecido apenas com o cargo de Atendimento, este profissional expandiu sua área de atuação muito além da publicidade tradicional e hoje em dia é fundamental para as agências de live marketing e empresas fornecedoras de serviços especializados. 

Sua missão é acompanhar a comunicação diária da agência ou empresa que representa e os clientes, alinhando as expectativas de ambos os lados. Assim, esse profissional é de extrema importância para todas as empresas que atuam na área de prestação de serviços de comunicação e marketing.

Este dia faz menção a importância do relacionamento entre publicitários e seus clientes. A comunicação entre ambos é fundamental. Um bom profissional deve ter conhecimento profundo em algumas áreas. Por exemplo: técnicas de vendas em produtos, filosofia, conceitos de administração, conhecimentos de teorias da comunicação, disciplinas que desenvolvem a criatividade, estatística, psicologia, e outras matérias.

As relações dos profissionais com seus clientes muitas vezes não são fáceis bem como toda convivência. Problemas aparecem, discussões acontecem, cada lado envolvido deve ceder um pouco e conseguir aceitar e lidar com as críticas, assim, o resultado desejado acontece e todos ficam satisfeitos.

Trabalhar neste cargo exige, portanto, um posicionamento distinto entre o local onde o profissional atua em relação aos seus clientes, e a visão dos clientes em relação à empresa onde trabalha. Colocar-se nestes dois lugares é muito importante, uma vez que a principal área de atuação é externa.

Trabalhar como contato publicitário envolve uma formação superior em áreas como Administração, Marketing, Publicidade e Jornalismo.

Para realizar este trabalho é necessário ser criativo ao extremo e possuir uma boa rede de contatos, inclusive para despertar o interesse de novos clientes.