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Fibra.ag lança hub focado em ESG

Fibra.one surge como indutora e provocadora das marcas para adoção da sustentabilidade como modelo de negócio.

A Fibra.ag, agência de strategy designbrand experience e entretenimento, lança uma nova empresa voltada às práticas e estratégias de sustentabilidade/ESG, a Fibra.ONE. A chegada da empresa foi marcada pelo evento “Gestão de Impacto”, realizado no Coke Studio, espaço da Coca-Cola dentro do The Town. O evento foi liderado por Katielle Haffner, head de Sustentabilidade, Relações Públicas e Comunicações da Coca-Cola Brasil, que reforçou o compromisso da marca com a sustentabilidade. A meta da fabricante de bebidas é incorporar, pelo menos, 25% de material reciclado nas embalagens PET até 2025, além de destinar corretamente as embalagens.

Na ocasião, em painéis que abordaram o tema e foco no pensamento de soluções sustentáveis, foram reunidos Roberta Medina, vice-presidente da Rock World, empresa responsável por The Town e Rock in Rio, e executivos de importantes marcas brasileiras.

João Amaral

O intuito da nova operação é promover o pensamento, inteligência e execução de ações estratégicas em sustentabilidade dentro e fora das empresas, instigando e auxiliando as marcas para o desenvolvimento de ações e soluções sustentáveis nas áreas de entretenimento, marketing e live experience.

A Fibra.ONE tem como um dos sócios-fundadores João Eduardo de Villemor Amaral, também sócio-fundador da Sustainable Ventures, operação criada em Portugal com foco no desenvolvimento estratégico e execução de projetos de sustentabilidade para os mercados europeu e brasileiro. “A ideia da nova empresa do grupo Fibra.ag surgiu quando identificamos uma lacuna na indústria e no setor, onde muitas empresas têm a necessidade de trazer a sustentabilidade como eixo e estratégia de seus negócios, de criar produtos e serviços que trouxessem este diálogo e importantes pilares para o consumidor, mas não sabiam como conceber, estruturar e executar ações e estratégias concretas dentro dos negócios”, explica Amaral.

João comenta que o grande vetor da mudança e ação nos temas de sustentabilidade, em âmbito global, está na Europa e o fato de viver em Portugal favorece a identificação das principais tendências que podem ser implementadas no mercado brasileiro. “Percebemos que existe muita vontade de fazer, mas pouco conhecimento. Por conta disso, nos preparamos e desenvolvemos a Fibra.ONE, que é a primeira iniciativa brasileira a colocar a sustentabilidade em seu DNA para gerar valor e impacto positivo aos clientes. A Fibra.ONE tem sua atuação com bases nos mercados de Portugal (União Europeia) Brasil e América Latina”, ressalta.

Para Amaral, o espaço da Coca-Cola dentro do The Town foi o pontapé inicial e um verdadeiro marco para plantar novas ideias e permitir que as marcas vejam a sustentabilidade como importante vantagem competitiva e traga perenidade e longevidade financeira às marcas. “Foi um dia histórico para a Fibra.ONE e é impactante fazer parte deste movimento com uma marca global, que tem seu programa de sustentabilidade concreto, metrificado, admirável e com grande geração de impacto positivo”, comentou.

A nova empresa do Grupo Fibra.Ag tem como desafio mudar o comportamento das pessoas. Nesse sentido, um dos seus principais objetivos é estimular a transformação por meio da jornada de educação, onde a sustentabilidade se torna a base de tudo que é feito, não só pelos clientes, mas externamente. “O conceito do laboratório vivo é quando o público que vem ao The Town ou do Rock in Rio entende o que está acontecendo ao seu redor e as marcas e os organizadores podem usar o espaço como um grande laboratório de experimentação para inovar, desenvolver ou testar serviços e produtos que têm a sustentabilidade em seu eixo e DNA”, contextualiza Amaral.

Nesse sentido, Katielle acredita muito no engajamento do público nas ações de ESG. “Somente o uso do copo oficial do The Town, por exemplo, já foi idealizado para deixar de gerar mais de 10 toneladas de itens descartáveis, considerando os cinco dias de evento. Nós, com outras grandes marcas, estamos intensificando nossa preocupação com o meio ambiente inclusive durante os momentos de lazer, reafirmando o nosso compromisso com o futuro do planeta”, enfatiza a executiva.

Um dos nossos papéis é impactar e conectar as pessoas. Assim, quando elas retornarem para suas casas poderão mudar a forma de pensar e agir em relação à gestão de resíduos, por exemplo. Tudo é um processo. Estamos há 80 anos em um formato de economia linear, que precisa ser remodelado para circular. Porém, nada muda do dia para noite e vamos, juntos, construir essa jornada de geração de impacto positivo e passo a passo”, finaliza Amaral.

Foto: Divulgação / Caio Duran