O Box da Leitura, espaço criado para incentivar a prática da leitura, foi inaugurado no dia 31/3 no Mercado Central de Curitiba, na Praça Rui Barbosa. O Mercado também recebeu uma nova pintura, através do projeto “Tudo de cor para você”, uma parceria das empresas Tintas Coral e Balaroti com a Prefeitura Municipal.
As novidades do Mercado fazem parte das comemorações pelo aniversário de 321 anos de Curitiba e foram entregues com a presença do prefeito Gustavo Fruet. Ele participou de forma simbólica da pintura de uma das paredes da fachada do prédio.
O Box da Leitura é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba e Urbs e trabalha com a mesma dinâmica do projeto Tuboteca: as pessoas podem pegar um livro de cada vez para ler, com o compromisso de devolvê-lo ao término da leitura.
No local também ficará disponível uma caixa para receber doações de livros. “É um local que fica ao lado do restaurante popular e com grande movimento. É unir o útil ao agradável e dar mais um canal de incentivo à leitura e de convivência para a população que frequenta o Mercado Central”, disse Fruet.
Segundo a chefe do núcleo da Fundação Cultural na Rua da Cidadania Matriz, Lilian Ribas, caberá à Fundação Cultural fazer a seleção dos títulos de livros que ficarão disponíveis aos interessados. No Box da Leitura haverá um funcionário responsável pelo espaço, que dará assistência e informações aos leitores.
A dona de casa Viviane Bordim foi a primeira a emprestar um livro no local. “Estou sempre lendo e acho importante esse local. Pegar o livro e devolver aqui facilita bastante”, comentou Viviane, que também tem a intenção de doar alguns livros ao Box da Leitura.