Experiência de Marca

Mercado calçadista tem encontro marcado na Ficcan

Lojistas, compradores e distribuidores de produtos de moda de todo o Norte/Nordeste compareceram à Ficcan e Nordeste Prêt-à-Porter em 2013, comprovando o interesse do varejo por um evento profissional que aproxime a indústria nacional dos polos de consumo da região.

O empresário Abdala Jamil Abdala, presidente da Ficann – Feira Internacional de Calçados e Artefatos Norte/Nordeste voltou de Fortaleza com uma avaliação positiva sobre a realização da primeira edição do evento, nos dias 24/09 a 26/09.

Segundo ele, o investimento no projeto foi válido e a primeira edição teve resultados dentro do esperado.

“Poucas feiras nascem já com dez mil m2 de área ocupada com estandes efetivos e com uma representatividade de expositores tão qualificada. Tivemos nesta edição 120 empresas expositoras de calçados e artefatos, representando dez Estados brasileiros, o que bem demonstra a importância deste mercado para os planos de negócios da indústria.”

Realizada em parceria entre Francal Feiras e Grupo Couro Moda, a Ficann investe agora em ajustes pontuais para a segunda edição, tal como a antecipação da data de realização para 01/09 a 03/09, visando melhor adequar-se às necessidades do mercado local.

“Também estamos ouvindo o varejo da região sobre o melhor horário de funcionamento do evento, bem como reforçando parcerias e ações que deverão permitir que a Ficann o evento se consolide rapidamente na agenda de negócios da indústria e do varejo calçadista”, completou Abdala.

Calçados + Confecções: Proposta Aprovada

Também se mostrou positiva a estratégia de realizar a Ficann simultaneamente à Nordeste Prêt-à-Porter, feira dedicada ao mercado de calçados e confecções, iniciativa do Grupo Couromoda.

Jorge Alves de Souza, diretor geral do evento destacou que a sinergia existente entre os dois setores foi mais uma vez comprovada em Fortaleza. Praticamente metade dos visitantes do evento foram lojistas que trabalham com vestuário, e vários deles atuam com vestuário e calçados.

Abdala Jamil Abdala, presidente da Ficann; Bismarck Maia, secretário do Turismo do Ceará e Jorge Souza, diretor da diretor da Nordeste Prêt-à-Porter (Foto: Divulgação).

Souza confirma que Ficann e Nordeste Prêt-à-Porter voltarão a ocorrer em conjunto em 2014, sempre ocupando as modernas instalações do Centro de Eventos do Ceará.

Lojistas, compradores e distribuidores de produtos de moda de todo o Norte/Nordeste compareceram à Ficann e Nordeste Prêt-à-Porter, comprovando o interesse do varejo por um evento profissional que aproxime a indústria nacional dos polos de consumo da região.

Nos três dias de feira foram registrados lojistas do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, Piauí, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Amapá, Amazonas, Tocantins, Rondônia, Goiás, Roraima, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal, além de compradores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Total Apoio da Indústria, Varejo e Instituições de Governo

Para os empresários da indústria e do varejo de calçados e artigos de moda, a realização conjunta da Ficann e Nordeste Prêt-à-Porter foi saudada como um novo marco de crescimento e qualificação nas relações de negócios com o mercado que mais cresce no País.

O potencial de consumo da região Norte/Nordeste, estimado em R$ 7,3 bilhões por ano apenas no setor de calçados, é uma realidade que a indústria já vinha atestando de forma individual.

Agora, com a feira de negócios funcionando como uma plataforma para vendas e contatos, as oportunidades de crescimento se multiplicam, atestam os dirigentes da Ablac, da Abicalçados, e da Abiacav, associações representativas do varejo, da indústria de calçados e do setor de artefatos e artigos de viagem, que estiveram presentes nos quatro dias do evento, observando o mercado e fazendo contatos.

De parte do Governo do Estado do Ceará, o empreendimento contou com o empenho pessoal do governador Cid Gomes e do Secretário de Turismo, Bismarck Maia. Para o governo da região, o evento abre novas oportunidades na economia local e reafirma a capital cearense como um polo importante para o turismo de negócios no país.

O governador do Ceará esteve presente à solenidade de abertura da FICANN e da Nordeste Prêt-à-Porter, assim como representantes de vários organismos de desenvolvimento econômico, prefeitura de Fortaleza, associações e sindicatos.

Governador do Ceará, Cid Gomes na abertura da Ficann 2013 (Foto: Divulgação).