Experiência de Marca

Mercado aposta na cultura de consumo jovem

Qualquer marca, mesmo que não tenha neste público um alvo primário, deve preparar algum tipo de estratégia de relacionamento, afinal é a geração que está mais empoderada da história.

Por Vinícius Oberg

Não tenho dúvidas que esta será uma grande tendência para o mercado das agências de publicidade “tradicionais” e empresas de serviços e bens de consumo. Depois do boom das agências de comunicação e pesquisas especializadas no segmento jovem, agora são as gigantes que estão se preparando para entender melhor a geração que nasceu numa das maiores metamorfoses da comunicação, provocada pela chegada da internet.

Em Nova York, por exemplo, a Ogilvy & Mather criou de forma pioneira a Ogilvy Youth, que funciona como um braço jovem de apoio às demais empresas do grupo. Na própria descrição da empresa é dito de forma bem clara: “Somos obcecados com qualquer coisa referente ao universo jovem”.

Na prática, eles apontam tendências e ideias no que se refere à cultura dos jovens, estudam canais e os territórios. No caso das empresas, TIM e a AmBev já dão sinais que estão seguindo o mesmo caminho.

Marcas investem no público jovem (Foto: By Portaldebranding).

Desta maneira, o planejamento da agência e seus clientes ficam municiados com informações estratégicas e relevantes desses consumidores.

Quando falamos de um mercado que busca cada vez mais diversificar suas receitas, iniciativas como esta colaboram para gerar novas oportunidades de negócio para empresas e agências, além de ser um enorme diferencial num mercado extremamente competitivo, onde quem se destaca não é aquele que tem um diferencial necessariamente funcional e sim quem falar aquilo que o jovem quer ouvir.

Iniciativas como esta provam que as agências de publicidade “tradicionais” estão preocupadas sim, em acompanhar as mudanças que a comunicação sofre a cada dia. O assédio e a aquisição constante de agências independentes que se destacam num determinado segmento/ferramenta é a maior prova desta visão.

No Brasil, já são mais de 31 milhões de jovens entre 16 e 24 anos de idade, que na sua maioria exercem forte influência de consumo e comportamento em suas famílias, ou seja:

Se você é cliente, desafie sua agência a apresentar insights relevantes sobre público jovem e mais, que desenvolva campanhas multiplataformas que cheguem aos territórios dominados por eles!

E se você é a agência, instigue seu cliente a realizar um trabalho direcionado ao consumidor jovem, certamente ele terá resultados surpreendentes.

Vinícius Oberg