Experiência de Marca

Mercado aéreo doméstico diminui oferta no mês de janeiro

“A redução da oferta tem sido uma tendência entre as empresas nos últimos meses, em resposta ao aumento dos custos operacionais”, diz o consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano.

Em janeiro deste ano, as companhias associadas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), registraram um aumento de oferta e demando sobre o mês anterior. Embora os números, comparados ao mesmo mês do ano passado – segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – mostram uma queda significativa na oferta total das cinco empresas aéreas, de -7,19%.

“A redução da oferta tem sido uma tendência entre as empresas nos últimos meses, em resposta ao aumento dos custos operacionais”, diz o consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano. A demanda de passageiros também caiu (1,36%), levando a um aumento no fator de aproveitamento de 4,69%.

Ainda no último mês, as companhias produziram 10,2 bilhões de assentos-quilômetros (ASK) e tiveram uma demanda de 8,1 bilhões de passageiros-quilômetros pagos (RPK).

Todas as companhias ampliaram sua oferta no mesmo período, registrando aumento de 4,58% a mais de ASK se comparado ao mês de dezembro de 2012. A empresa que mais aumentou a oferta foi a Trip, com 13,13%, seguida pela Azul, com 10,13% e a GOL com 5,10%. Já a Avianca e a TAM aumentaram a oferta em 2,97% e 1,97%, respectivamente.

A demanda de viagens pelo público em janeiro deste ano também teve aumento para todas as aéreas: 6,79% em relação ao mês anterior (percentual acima, portanto, do aumento da oferta).

A empresa que mais se aproveitou dessa demanda maior também foi a Trip, com 24,75% a mais de passageiros-quilômetros (RPK). Seguido da Azul, com 12,91% a mais, a GOL, com 6,23%, a TAM, com 4,35% e a Avianca, com 3,67%.