O McDonald’s está substituindo seus brinquedos tradicionais do McLanche Feliz por livros do escritor inglês Michael Morpurgo no Reino Unido. Morpugo é autor do romance que baseou o recente filme de Steven Spielberg, Warhorse.
Para sua nova campanha naquele país, a marca aposta na literatura como parte da estratégia de negócios. A atividade será conduzida pela agência Leo Burnett.
A empresa deve distribuir um milhão de livros, numa ação apoiada pela Fundação Nacional de Alfabetização local. Embora a campanha, que começou ontem, esteja no aguardo de críticas por sua estratégia de oferecer livros para promover junk food, Jonathan Douglas, diretor da Fundação McDonald’s disse: “Estamos focados no apoio oferecido às famílias, para que essas levem o acesso a leitura para dentro de casa”.
No Brasil, a marca foi alvo recentemente da acusação de que induz as crianças a comer junk food atraindo-as com brinquedos de utilidade duvidosa. A acusação, que não é exclusiva do Brasil, pode ter sido um dos propulsores desta ação promocional.