
Se há uma coisa que os diretores de arte de publicidade adoram fazer, é o retrô, especialmente quando isso significa colocar tudo no cabelo, maquiagem, guarda-roupa e filtros com a sessão de fotos.
Dito isso, a abordagem às vezes pode parecer um pouco calejada, tornando-se uma referência preguiçosa que é desconectada do produto.
Felizmente, esta campanha usa o conceito para um bom efeito. A TBWAParis criou uma série de cartazes sobre o Big Mac “atemporal”, que completou 50 anos este ano – servindo de forragem para uma série de campanhas publicitárias das agências da cadeia de fast food em todo o mundo.
- Confira outras campanhas publicitárias em nossa página especial
A Leo Burnett London, por exemplo, criou um local divertido antes de revisitar os primeiros dias do Big Mac.
A nova campanha de pôsteres franceses tem uma abordagem minimalista em sua ode às eras anteriores, com fotos simples e atraentes que mostram os estilos populares dos anos de formação do Big Mac no final dos anos 60 e nos anos 80. (A cultura francesa parece estar bem alinhada com os modismos dos EUA).
Os cartazes não exaltam demais as décadas anteriores, mas também não são tão condescendentes quanto a recente campanha "Feio nos anos 90" da montadora Skoda. Mas eles transmitem perfeitamente a popularidade duradoura do Big Mac – e deixam você imaginando como um pôster dos anos 2010 pode se parecer no futuro.
CRÉDITOS:
Agência: TBWA PARIS
Gerentes de anunciantes: Maurizio Biondi, Clémence Arnaud,
Agência Floriana Triacca Gerentes: Luc Bourgery, Marc Fraissinet, Agathe Bruneau, Priscilla Vaudevire
Diretores de Criação: Benjamin Marchal e Faustin Claverie
Diretor Artístico: Philippe Taroux
Redator: Benoit Leroux
Art Buyer: Elise Kubler
Fotógrafo: Felipe Barbosa