O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, recebe a instalação Pulseira de Árvore, criação da artista Renata Mellão.
A partir de 08/02, o público poderá conhecer a obra feita em látex, com lentes de aumento que permitem a visualização do microcosmo da superfície vegetal. De forma interativa, os visitantes podem experimentar o objeto, descobrindo detalhes inesperados.
“Quando fazia fotos de uma árvore bem de perto, fiquei admirada com o que vi através da lente e com o fenômeno que ali acontece. A surpresa é encontrar, ao invés de um foco, uma paisagem”, conta Renata Mellão.
A pulseira é um grande anel colorido, desenvolvida de modo a se fixar nas árvores sem causar danos. Seus terminais de borracha agem sob pressão e se adequam a caules de diferentes larguras. “Pulseira de Árvore” já passou pelo Parque do Ibirapuera e fica em cartaz no MCB até 16/03.
No dia 22/02, o núcleo educativo do museu realiza a oficina Uma Tarde no Museu, inspirada na instalação de Renata Mellão. Na atividade, voltada às famílias e ao público em geral, os participantes receberão lupas para investigar as árvores no jardim do museu.
Em seguida, por meio da combinação palavras e imagens em versão especial do jogo “Sudoku”, o público participa de uma reflexão sobre o crescimento das cidades e a preservação da natureza.
Com vagas limitadas e sem limite de idade, os interessados devem agendar sua participação pelo telefone (11) 3032 2499 ou pelo e-mail.