Experiência de Marca

Mazah cria ação contra o tabagismo para Unimed-RS

Uma ação de custo extremamente baixo, garantiu grande retorno de visibilidade para a marca e para a causa. A interação do mágico com as pessoas foi toda captada por câmeras escondidas.

A Unimed Porto Alegre precisava interagir com os fumantes no Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, para alertar dos riscos à saúde que o cigarro proporciona. Para isso, a agência Mazah Live Marketing criou uma ação leve, sem ofender o público, mas não menos assertiva. Com um orçamento super-restrito, atingiu um resultado expressivo nas ruas e nas redes sociais.

A Unimed Porto Alegre é líder de mercado em sua área de atuação. A marca tem seu conceito de comunicação resumido na expressão “A nossa vida é cuidar da sua”, que está superatrelado ao bem-estar da população em geral, não somente de seus clientes.

Historicamente, a marca busca conscientizar seu público sobre temas de interesse social. Dessa forma, datas de combate ao tabagismo, câncer e de afirmação da saúde e da inserção social normalmente são fortemente trabalhadas através de ações promocionais.

Nesse sentido, o Dia Mundial de Combate ao Fumo foi uma ótima oportunidade para enfocar por intermédio de uma ação promocional esse que é um dos principais males modernos.

A saída foi criar uma ação que ao invés de se basear nos já conhecidos malefícios do cigarro, salientaria os incríveis avanços que o ato de parar de fumar traz para os ex fumantes. Numa associação óbvia, parar de fumar parece mágica. E foi isso que a Mazah levou às ruas de Porto Alegre.

Durante três dias, um mágico à paisana percorreu bares e parques da cidade buscando avistar pessoas fumando. Percebendo alguém tragando, ele partia para uma abordagem infalível:

1 – Pedir um cigarro emprestado, um ato de camaradagem típico de fumantes.

2 – Ao conseguir, ele pedia auxílio para acender o cigarro.

3 – No entanto, o cigarro não acendia, iniciando assim a repercussão. O mágico devolvia o item para a pessoa que desenrolava o cigarro e percebia que havia caído em um golpe: no lugar do cigarro, um flyer com o seguinte texto: Parar de Fumar Parece Mágica.

Após oito horas, o nível de oxigênio na sangue se normaliza. Após dois dias, o seu olfato já percebe melhor os cheiros e o seu paladar já degusta melhor a comida. Após três semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora. Depois de cinco anos sem fumar, o risco de sofrer um infarto será igual ao de quem nunca fumou.