As chuvas já atrasaram em quatro meses as obras da parte externa do Centro de Convenções de João Pessoa e, a previsão, é que as obras da parte externa atrasem ainda mais, e só sejam retomadas na segunda quinzena de agosto, de acordo com o superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Orlando Soares.
Ele explicou que cada dia de chuva equivale a três dias de obra parada. Apesar disso, o projeto total já foi 14% concluído e segue dentro do cronograma e, segundo o superintendente, as obras da parte interna estão adiantadas, como a parte da feira, que já foi 70% concluída.
Orlando Soares observou que quando chove, o solo fica encharcado e dificulta a concretização e fixação dos materiais de construção. “Todos sabemos que as chuvas deste ano foram atípicas. Para se ter ideia, só em abril choveu 26 dias. Mesmo que quiséssemos trabalhar, não teria como porque o solo é de argila. Principalmente a parte de pavimentação. O solo não pode estar encharcado. Por isso a previsão é que retomemos a parte externa só na segunda quinzena de agosto”, explicou.
Soares explicou que, em geral, a obra segue ritmo normal. Ele informou que para a parte da feira foram contratados serviços terceirizados para a confecção da cobertura da área. “A cobertura virá pronta e será só montada na segunda quinzena de julho. Temos hoje 120 operários trabalhando. A obra inteira foi dividida em fases e estamos dentro do cronograma geral”, argumentou o superintendente. Outra parte do projeto que está adiantada é a fundação do teatro, que já foi iniciada.