Experiência de Marca

Marketing promocional x Conhecimento do ambiente

O mercado brasileiro de marketing promocional tem almejado cada vez mais visibilidade e profissionais do meio estão atentos às oportunidades.

Ana Frederes e Daniele Schulz

O mercado brasileiro de marketing promocional tem almejado cada vez mais visibilidade e profissionais do meio estão atentos às oportunidades. Graças ao prêmio da MAAW (Marketing Agencies Association Worldwide) que é realizado em mais de 30 países e o único reconhecido pelas associações que representam o setor no Brasil e no exterior, agências brasileiras poderão conquistar o seu lugar na vitrina.

Denominado no Brasil Ampro Globes Awards, a premiação é organizada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional), que este ano completou sua 11º edição.

Não há dúvida, de que esta é a grande sacada para amadurecer a imagem do País, principalmente perante multinacionais que aqui atuam. Há casos, onde apenas agências de fora do país são cotadas para criar campanhas promocionais, o que nem sempre é bom para a marca ou para o produto a ser divulgado.

Campanhas de marketing promocional exigem de seus criadores profundo conhecimento do ambiente e do contexto, principalmente no Brasil, um País continente que tem como principal característica a diversidade cultural. Um exemplo disso é a centralização de lançamento de novos produtos na Região Sul (principalmente Rio Grande do Sul e Curitiba), conhecida por consumidores extremamente exigentes e resistentes às mudanças nos hábitos de consumo. Isso é tão relevante, que em muitos casos quando o produto é rejeitado, ele acaba não sendo lançado em outras regiões, ou acaba sofrendo adaptações.

Prova disso, é o relato de Fábio Beltrão, sócio-diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza, que apresenta um estudo recente sobre hábitos de compra dos brasileiros quanto às marcas de produtos nos segmentos de alimentos, higiene pessoal, produtos de limpeza, medicamentos, material de construção e vestuário, onde, Porto Alegre, se destaca com nível de exigência maior em relação a outras capitais.

“O gaúcho valoriza mais as marcas tradicionais, principalmente quando se trata de produtos de higiene pessoal”, revela. Pelo resultado da pesquisa, é possível perceber que há uma peculiaridade ligada à cultura mais conservadora no hábito de consumo dos gaúchos, que exigem qualidade dos produtos e dão maior credibilidade às marcas tradicionais.

Outro fator curioso é que a preferência pela experimentação de produtos perde apenas para o fator preço, o que sinaliza que ainda há muito espaço no mercado para investidas em ações de marketing promocional.

Ana Federes.
Daniele Schulz.