Experiência de Marca

Marketing promocional nas salas de aula

É um tema que atrai a atenção dos estudantes, sejam qual for o curso que estejam realizando.

Ministro aulas de marketing promocional para as turmas de pós-graduação da Faap, da FIA, e dos cursos livres da Miyashita Consulting. Com certa frequência apresento conteúdo parecido ao das aulas em palestras feitas para profissionais do setor, bem como estudantes que pouco conhecem promoção de vendas.

Atuando pelo meio acadêmico, noto o quanto precisamos investir mais esforço na apresentação do marketing promocional dentro das salas de aula. É um tema que atrai a atenção dos estudantes, sejam qual for o curso que estejam realizando.

Para alguns, desmistifica os grandes sorteios e concursos na televisão; para outros, o que torna a aula atraente são os grandes cases brasileiros e a presença que eles tiveram em suas vidas; entretanto, para grande parte deles, o que importa é ser um tema novo, que pouco ouviram nas outras salas de aula em que estiveram.

A grande verdade é que os cursos de graduação ainda não oferecem ao marketing promocional o espaço que ele deveria ter, e assim esta missão acaba ficando para os cursos extras, de férias, ou de pós-graduação.

O mesmo pode ser notado com o trade marketing em geral que, apesar de cada vez roubar mais budget das empresas, continua sendo deixado de canto (embora cada vez menos) pelas universidades. Culpa somente das universidades?

Certamente não! Seria fácil deixar esta responsabilidade somente com ela, mas é também nossa: profissionais do setor, sites especializados e associações de classe. Sabemos que os cursos tendem a acompanhar ao mercado, e desta forma é função também nossa fazer com que eles nos acompanhem, porém mais de perto. O caminho pode ser difícil, mas começa a ser desenhado.

Noto que as faculdades começam a investir mais atenção neste segmento. Em São Paulo, destaco as iniciativas da ESPM, FaapAAP, Casper Líbero e Metodista. Em todas, o curso já se encontra em grade regular, e aos poucos vai ganham mais espaço e hora aula. Bom para os alunos, bom para todo o mercado!