
Sabe-se que no contexto mercadológico uma das áreas de maior importância para o sucesso de uma empresa ou empreendimento é a de marketing. É ela que vai cuidar exatamente de estabelecer uma relação positiva entre empresa e consumidor, preenchendo todos os requisitos que fazem parte desta ligação: sejam os produtos, os preços, as formas e locais de distribuição e a promoção envolvida.
Quando falamos em promoção, estão envolvidos muitos setores ligados principalmente à área de comunicação, mas podemos destacar como um setor em crescimento aquele específico de marketing promocional.
Para marketing promocional podemos utilizar muitas definições e dificilmente chegaremos a apenas uma mais adequada. O que se pode dizer é que ele engloba tudo aquilo que diz respeito à interação com o público, na maior parte das vezes sem utilizar-se de uma mídia.
A atividade já foi comumente chamada de no-media, justamente por se caracterizar pela não utilização de propaganda via televisão, rádio, jornais, revistas, outdoor e mobiliário urbano. Ela atua no contato mais direto com o consumidor, seja no ponto de venda, em eventos, em feiras, promovendo o diálogo, a distribuição de brindes, de amostras grátis, entre outros.
As atividades do marketing promocional se destinam a cumprir os objetivos maiores de marketing: os de construção de marca, vendas e fidelização de clientes. As ações de brindes voltadas para o público empresarial são boas representantes do setor, já que são utilizadas há décadas no mercado brasileiro e vêm se reconstruindo e remodelando nos últimos anos. Os brindes corporativos são um exemplo de que o marketing promocional pode evoluir com o tempo e não precisa se prender a antigas técnicas de sucesso que podem ter caído na mesmice.
Atualmente o setor de brindes está entre os que mais se desenvolvem e movimentam bons volumes financeiros todos os anos. Novidades nesta área podem ser conferidas anualmente em eventos promovidos pela Associação de Marketing Promocional – Ampro, ou por empresas privadas. Sua tradicional vocação para criar e reforçar relações entre empresas, gerando vendas, é que mantém a atividade em alta no País.
Fonte: Ana Toledo.