Quando o assunto foi adrenalina e marketing promocional, o ano de 2011 trouxe vários exemplos superousados. O para-quedas foi um dos meios mais utilizados neste quesito.
De fato, a folia da mistura de marketing com este esporte radical já começou no finalzinho de 2010. Lembra quando a TIM distribuiu cartões de recarga na beira da praia? A ideia, porém, já havia sido utilizada numa praia da Holanda, para uma ação de sampling de absorventes…
Um pouco antes, a Red Bull já tinha chegado “sorrateira” em universidades norte-americanas, aumentando o awareness para a marca e todas as outras ações malucas que seguiriam meses depois.
E quem achou que todo o potencial do “marketing radical” acabava aí, enganou-se.
A rede de reservas de hotéis online Hotels.com desafiou o para-quedista JT Holmes a fazer uma reserva em pleno salto como forma de popularizar a sua app para smartphones. Durante o salto, seria necessário concluir a reserva e calcular a descida para que esta acontecesse em frente ao hotel reservado. Tudo foi filmado e acompanhado ao vivo por hóspedes do hotel em Chicago.
Já a Chevrolet utilizou-se de um bungee jump para promover o seu carro mais leve do mundo, o Sonic. Ele foi empurrado para o salto com uma ajudinha dos fãs no Facebook:
Mas, quem roubou a cena mesmo foram os membros da equipe Red Bull Air Force. As estrelas do wingsuit, agrupadas inicialmente para promover as ativações da marca, são tão hábeis que passaram de um time de esportistas para um grupo de atores: eles participaram do filme Transformers, quando literalmente voaram.
Tempos depois, uma nova ativação da marca foi realizada nos céus de Hollywood. Alguns curiosos questionaram se seria o início de alguma outra participação em longas metragens. Até o momento, nada foi anunciado. O fato é que as performances são sempre uma surpresa e encantam os espectadores por onde passam.