Experiência de Marca

Marketing ou endomarketing... por Flavio Andrade

Desde muito tempo atrás, as organizações começaram a aplicar o marketing como uma ferramenta importantíssima de desenvolvimento da imagem da organização, dos seus produtos e/ou serviços, de sua estrutura (área, departamento ou setor) etc.

Flavio Roberto Evangelista de Andrade

Marketing ou endomarketing: o que implementar primeiro na organização?

Desde muito tempo atrás, as organizações começaram a aplicar o marketing como uma ferramenta importantíssima de desenvolvimento da imagem da organização, dos seus produtos e/ou serviços, de sua estrutura (área, departamento ou setor) etc.

De fato, o marketing é extremamente fundamental à sobrevivência das organizações. Organizações que entram em concordata por mais problemas que apresentem sempre têm dificuldades na área; seja por não possuírem profissionais que tenham uma visão estratégica de marketing ou mesmo não conseguem estabelecer objetivos tangíveis e realizáveis, ou porque fazem investimento em todas as áreas, mas se esquecem de começar pelo ambiente organizacional interno.

Muito embora a organização consiga desenvolver bem o marketing fora dos “muros” da organização é mais que comprovado por especialistas, consultores e estudiosos da área que o trabalho deve começar inicialmente dentro do ambiente interno e só então deve ser desenvolvido externamente.

Esse dito marketing “de dentro”ou “para dentro” é o chamado endomarketing, termo inteligentemente criado e proposto por Saul F. Bekin no início dos anos 90 com a intenção de promover um novo tipo de marketing que valorizasse o cliente interno das organizações.

Penso que devemos começar a realizar primeiro o trabalho de marketing internamente e, só então, devemos desenvolver o mix de marketing. Entretanto, as duas posições podem e devem caminhar justapostas. O endomarketing já é considerado um instrumento estratégico na busca da competitividade.

Um bom programa de endomarketing focaliza dois tentáculos-base: o gerenciamento de atitudes de todos os colaboradores da organização, como também a comunicação interna eficaz. Se o RH não desenvolve políticas de comunicação interna bem elaboradas e disseminadas, não conseguirá também desenvolver atitudes positivas do cliente interno, para que este, como consequência, possa apresentar a ideia ao consumidor/cliente.

As organizações devem entender que o endomarketing é tão importante quanto o marketing, pois ele também é um processo gerencial, cíclico e contínuo, que ajuda na motivação dos colaboradores, garantindo, assim, alinhamento aos objetivos estratégicos.