Curitiba - Por meio de uma série de ativações pela cidade, o Coolritiba vem reforçando seu posicionamento como um festival que vai além da música. A edição de 2025, realizada em 17 de maio, ampliou o calendário de ações de pré-evento e reforçou a estratégia de marketing por meio de experiências e de impacto urbano.
De acordo com, Bruno Neves, cofundador e diretor da SevenX, realizadora do evento, essa construção é intencional: “O Coolritiba não tenta ir na mesma linha dos grandes festivais, ele cria sua própria linguagem”, afirma. Essa linguagem passa pela valorização do território curitibano como elemento identitário do evento.
“O Festival Coolritiba cresce enraizado nos valores, cultura e experiências de Curitiba. Essa conexão dá alma ao evento, diferencia no cenário nacional e constrói uma identidade forte, sustentável e emocionalmente engajada”
Bruno Neves, cofundador e diretor da SevenX
A cidade como palco
Nos dias que antecederam o festival, o público pôde vivenciar o clima do evento em diferentes pontos de Curitiba. A Feirinha do Largo da Ordem, tradicional reduto cultural da cidade, por exemplo, recebeu o Coolritiba Sessions logo no início do mês. As sessions foram uma série de esquentas que passaram também pelo Fuga Café, Lb Pwr e James Bar.
Enquanto na loja oficial do Coolritiba, no Shopping Mueller, o público foi convidado para customizar camisetas do festival no estilo graffiti de forma gratuita. O público podia levar uma peça ou retirar uma no dia, personalizar e sair com um item exclusivo.
“O retorno de marca com a realização de ações prévias é significativo e estratégico, especialmente em termos de posicionamento, engajamento e reconhecimento”, avalia Bruno. “Conseguimos posicionar o Coolritiba como um festival multiexperiencial, sustentável e conectado com a cidade”.
Arte como essência
Entre os dias 15 e 16 de maio, a Ópera de Arame recebeu o Arte Cool, uma programação paralela que reuniu shows de artistas como Mariana Nolasco e A Banda Mais Bonita da Cidade, além de exposições de arte e instalações visuais. A festa funcionou como um aquecimento oficial para o festival e também como extensão dos seus pilares artísticos.
“Reforçamos o festival como uma celebração da arte em suas diversas formas”, complementa o executivo. A curadoria musical também reflete essa pluralidade. A edição deste ano reuniu nomes consagrados, como Caetano Veloso, e talentos emergentes em diferentes gêneros, como Os Garotin, reforçando a proposta de diversidade musical do Coolritiba.
Primeiro festival net zero do país
Com um discurso alinhado às pautas ambientais desde a primeira edição, o festival segue acumulando boas práticas sustentáveis. Entre elas, estão a compensação de 100% dos gases emitidos — o que rendeu ao Coolritiba o título de primeiro festival net zero do país —, o uso de copos reutilizáveis, cenografia sustentável e reciclagem de resíduos.
Com uma marca cada vez mais robusta, enraizada no território e nas causas que representa, o Coolritiba reafirma sua proposta de ser um festival com propósito — um espaço onde música, arte, cidade e consciência ambiental se encontram e criam novas possibilidades de experiência.
Parceria com marcas
A sétima edição do festival contou também com um recorde de marcas patrocinadoras, trazendo mais experiências ao público. Budweiser, TIM, Mili, Clearcorrect, Red Bull e Johnny Walker levaram estandes e dinâmicas a Pedreira Paulo Leminsky. Confira as ativações de marca do Coolritiba 2025.