Experiência de Marca

Marcas brasileiras estão no topo do relatório da BrandZ

Isso acontece mesmo considerando valores brasileiros de 2019 em relação aos latino-americanos, que são de 2020.

Com um aumento de 38% no valor de marca geral, o setor varejista da América Latina teve um desempenho melhor do que qualquer outra categoria no relatório BrandZ das 50 Marcas Mais Valiosas da América Latina em 2020, lançado por WPP e Kantar

O crescimento no valor do ranking geral BrandZ na América Latina foi de 2,6% neste ano.

As brasileiras Bradesco (Nº 1, $9,5 bilhões) e Itaú (Nº 2, $8,4 bilhões) chegaram ao topo, com crescimento de 35%. 

Lembrando que para a criação do ranking, foram considerados os valores das marcas do Brasil de 2019, já que o ranking BrandZ Brasil 2020 só será lançado no final no primeiro semestre. 

Enfrentando-as ameaças do aumento de fintechs e neobanks, essas e outras instituições financeiras consolidadas também investiram em tecnologia para entregar serviços financeiros aos clientes. 

Elas incluem novos métodos de pagamento digital, como a estatal mexicana Cobro Digital (CoDi), um novo sistema apresentado pelo Banco do México (Banxico) que deverá revolucionar as finanças no México, alinhado ao objetivo do governo de abolir o dinheiro vivo.

Os investimentos na transformação digital têm sido cruciais; os varejistas mais valiosos estão promovendo o envolvimento do cliente e o valor comercial com modelos de negócio inovadores, incluindo soluções omnichannel, plataformas on-line e móveis e sistemas de pagamento digital. 

A loja de descontos mexicana de propriedade do Walmart, Bodega Aurrerá (Nº 6, $5,4 bilhões) foi a que teve o melhor desempenho geral, com aumento de 44% no valor de marca e subiu quatro posições no ranking. 

Isso ocorreu após agressivos planos de expansão, com aberturas de novas lojas que ajudaram a fortalecer a capacidade de distribuição e presença física na região.

A chilena Falabella (Nº 7, $5,2 bilhões) foi a outra marca no varejo que figura no Top 10, graças ao desenvolvimento de uma plataforma digital integrada no varejo para maximizar seu portfólio diverso e alavancar sua estratégia omnicanal.

Outros dos principais varejistas com melhor desempenho foram Líder (Nº 13, $3,2 bilhões), Liverpool (Nº 21, $2,4 bilhões) e Lojas Americanas (Nº 39, $1,3 bilhão), com crescimento de valor de marca de 19%, 10% e 23%, respectivamente.

O recém-chegado com melhor desempenho este ano foi a empresa de e-commerce MercadoLivre (Nº 19, $2,5 bilhões), presente em aproximadamente 20 países latino-americanos, que lançou recentemente novas formas de pagamento digital, como código QR, carteira virtual e descontos pelo aplicativo Mercado Pago. 

A rede de supermercados Magazine Luiza (Nº 24, $2,3 bilhões) e a varejista de moda rápida Renner (Nº 29, $1,9 bilhão), ambas marcas brasileiras, também entraram para o Top 50 deste ano.

No geral, 11 marcas varejistas figuraram no Top 50, e as outras são Sodimac (Nº 12, $3,2 bilhões), Ipiranga (Nº 38, $1,3 bilhão) e Tottus (Nº 45, $1,1 bilhão). 

O valor combinado dessas marcas foi $27,1 bilhões, 20,2% do ranking total, em comparação a 15,1% no relatório anterior.

Com um valor de marca total de $134,3 bilhões ($130,8 bilhões no ranking anterior), o relatório Top 50 BrandZTM das Marcas Mais Valiosas da América Latina em 2020 apresenta diversos setores da indústria, desde empresas de energia e assistência médica a provedores de comunicações e companhias aéreas, e inclui marcas de seis países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Top 10 BrandZ das Marcas Mais Valiosas da América Latina em 2020

No. Mudança de posição Marca Categoria Valor de marca    2020 (milhões de dólares americanos)
1 2 Bradesco Instituição financeira 9.468
2 2 Itaú Instituição financeira 8.368
3 -2 Corona Cerveja 7.529
4 -2 Skol Cerveja 7.253
5 0 Telcel Provedora de comunicações 5.483
6 4 Bodega Aurrerá Varejo 5.419
7 -1 Falabella Varejo 5.186
8 -1 Brahma Cerveja 3.781
9 -1 Globo Emissoras de TV 3.624
10 -1 Águila Cerveja 3.522