O novo símbolo do turismo de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, tem causado polêmica no mercado de comunicação da região por um suposto plágio à marca da cidade de São Paulo, criada pelo designer Rômulo Castilho e pela Propeg, em 2011.
As duas comunicações compartilham elementos similares, como as cores e a disposição das formas geométricas utilizadas no desenho.
Lançada no dia 10/12, a marca de Camboriú estampa mais de 20 itens de comunicação entre manuais, site, revistas e informativos. Adriano Cordeiro Pereira, diretor do Grupo Multicomunicação Tempo Brasil e responsável pela campanha, negou que o projeto tenha sido inspirado no da Capital paulistana.
“Trabalhar uma marca turística é ressaltar valores como a alegria, por exemplo, que não é exclusividade de uma cidade. O colorido também é usado por dezenas de lugares no mundo por isso surgem coincidências”, afirma.
Segundo o profissional, a simbologia abstrata foi escolhida para evitar que apenas um dos tipos de turismo oferecidos em Camboriú fosse ressaltado. Os quatro gráficos destacados representam as principais regiões em que a cidade está dividida: Barra Sul, Barra Norte, Centro e Agreste.
Cordeiro, que lidera o atendimento à conta licitada há dois anos, afirma que mais de dez marcas foram produzidas desde o começo do projeto, que levou dez meses para ser concluído. As amostras seguiram para consulta de moradores e turistas do município catarinense, que elegeram duas opções finalistas. “O projeto sofreu mudanças ao longo do processo devido às respostas da população”, conta.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, reconheceu a similaridade entre sua marca e a da cidade de São Paulo, mas declarou não acreditar na acusação de cópia.
“Acompanhei todo o projeto, que foi embasado em estudos e em um sério trabalho técnico de pesquisa”, ressaltou. Cordeiro, diretor da Tempo Brasil, acredita que as queixas sejam motivadas por ciúme de empresas concorrentes. “Em um mercado pequeno como o da nossa cidade, é natural que um projeto grandioso como este chame atenção e gere controvérsia”, declarou.
Fonte: Raissa Coppola/M&M.