Rio de Janeiro - A edição de 2025 da Maratona do Rio – a 23ª do evento, para quem estiver contando — já começou no último dia 18. Para este ano, a ocasião esportiva realizada na regiãoda Marina da Glória trouxe diversas ativações, levantadas pelas marcas patrocinadoras.
Assim como em edições anteriores, a Maratona do Rio conta, em 2025, com a participação de marcas de vários setores, do bancário à telefonia, passando pelas bebidas e tecnologia. Confira abaixo a lista com as atividades propostas por cada uma.
Quais marcas participam da Maratona do Rio 2025
As ações da Maratona do Rio para o ano de 2025 são variadas, prevendo brindes, espaços instagramáveis e toda a sorte de interação imersiva presente para os visitantes e corredores.
Itaú Uniclass
O tradicional banco montou cinco pontos de engajamento com seus usuários: o espaço Cheerzones conta com oito locais estratégicos de torcida nos percursos 21 e 42 quilômetros (km); o Esquadrão Uniclass, por sua vez oferecendo sprays, analgésicos e apoio humano para todos os atletas; o Espaço Uniclass no Village tem frozen yogurt e fotos profissionais; uma área de recovery em parceria com Corrida Perfeita, com equipamentos de massagem instalados no Bosque da Marina; e o programa Laranjinha, que proporciona 10 % de cashback nas maquininhas Itaú e descontos em marcas como YOPP, Z2 e Pink Cheeks dentro do Village.
adidas
A marca esportiva já é “figurinha carimbada” em toda maratona e, para o Rio em 2025, ela levou um ecossistema completo de treino e recuperação, reformando o Parque das Figueiras como um hub permanente para corredores; realizando sessões abertas de treino, como Session Run Party, Treinão Delas e Shakeout Run; além de manter uma estação de recuperação após a prova, com massagistas, banheiras de gelo e café da manhã.
Além disso, a adidas também opera a Casa Maratona, que oferece testagem de calçados, megaloja de produtos licenciados e um truck itinerante em pontos-chave da cidade, além de estampar a prova em inserções de mídia offline, com VLT adesivado, outdoors e painéis motivacionais ao longo do trajeto. Falamos da participação da adidas, especificamente, em outra matéria.
Dorflex
Como patrocinador oficial do Desafio Cidade Maravilhosa (as distâncias de 21 km e 42 km, recebem o nome “Desafio Dorflex MAX”), a Dorflex MAX instalou no Village da Maratona do Rio 2025 um estande com área de descompressão para alívio muscular e relaxamento, totens VIP equipados com pistolas de automassagem e carregadores de celular, além de ativações digitais com influenciadores — destaque para Lara Santana, que compartilha dicas de recuperação e entretenimento nas redes .
Claro
A operadora de telefonia, parceira da prova de 21 K, apresentou o game “Acerte a Palavra”, em que os corredores giram uma roleta para personalizar a própria camisa oficial, oferece um photo opportunity com cenários gerados por inteligência artificial e distribui brindes personalizados a participantes e público em geral.
Betnacional
Fazendo sua estreia como patrocinadora da Maratona (percurso dos 10 km), a Betnacional organizou o desafio “Corre dos Solteiros vs Casados” com um time de influenciadores parceiros da marca. Além disso, é ela a responsável pela animação da chegada das corridas oficiais — cortesia da torcida Movimento Verde e Amarelo — além de oferecer foto gratuita no pódio para quem usar as meias exclusivas da marca. Nas redes sociais, a cobertura da Betnacional contará com inserções comandadas pela jornalista Renata Heilborn.
Corona
A Maratona do Rio teve um timing auspicioso para a Corona, que aproveitou o evento para continuar as comemorações do centenário da marca. Por meio da linha Corona Cero (a cerveja sem álcool da Corona), a marca fornece o brinde oficial dos 42 km em uma área de confraternização pós-prova, reforçando o seu conceito de “vida do lado de fora”, combinando hidratação leve e clima festivo para todos os participantes.
Outras ativações da Maratona do Rio 2025
Embora as ativações acima sejam as principais da edição de 2025 da Maratona do Rio, outras marcas também ingressaram no elenco de apoiadoras do evento esportivo.
A Yopp apresentou uma linha exclusiva de oito modelos de óculos esportivos inspirados em pontos tradicionais do Rio — Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Lagoa e Gamboa — com lentes resistentes ao suor e armações ergonômicas. No Village, a marca instalou um surfe mecânico que simula o balanço das ondas cariocas, permitindo que participantes e público testem seu equilíbrio após a prova.
O app esportivo Strava ofereceu suporte completo aos corredores, dando pacers (medidores de desempenho) oficiais em parceria com a adidas, para que eles mantivessem o ritmo nos 21 km e 42 km. Além disso, a marca promove desafios de segmento integrados ao site da Maratona e disponibiliza rotas oficiais no aplicativo para planejamento pré-evento. Ao longo do percurso, o Strava também distribuiu cartazes de incentivo para engajar atletas e torcedores.
Vale lembrar, a Maratona do Rio ainda segue seu curso dentro do final de semana: o evento vai até o dia 22 de junho de 2025.